Plataforma favorece acesso de pequenos e médios produtores à agricultura digital, independentemente da cultura

Um lançamento realizado em 6 de outubro promete facilitar o acesso dos pequenos e médios produtores à agricultura digital. Trata-se da AGXTEND, uma plataforma inovadora de soluções para a agricultura digital. A partir dos pilares de inovação, servitização e sustentabilidade, e baseada em inovação colaborativa, a CNH Industrial uniu várias soluções capazes de atender todas as etapas do ciclo de cultivo para todos os tamanhos e perfis de agricultores.

Para compor o ecossistema de soluções iniciais do AGXTEND, a CNH Industrial fortaleceu sua vocação para a inovação colaborativa, reunindo as soluções das melhores empresas e startups do mercado, algumas desenvolvidas dentro da empresa, via incubação dos projetos que posteriormente ganham escala dentro da sua gama de produtos e serviços. São seis parceiros, com dez soluções disruptivas que incluem aplicativos, componentes e serviços. Todas elas foram especificamente desenvolvidas para compor o portfólio inicial da plataforma pelas empresas Agrosystem, BemAgro, Bosch, Cropmam, Raven e Zasso.

Entre essas soluções está o OPERE+, um aplicativo gratuito de gestão e monitoramento das operações agrícolas. É o primeiro aplicativo que democratiza a agricultura digital para pequenos produtores. Oferece informações de forma gratuita, simples, sem necessidade de interface física com a máquina. O aplicativo faz uso de sensores já existentes no smartphone do produtor para monitorar e informar o comportamento da operação agrícola e pode funcionar de forma totalmente offline quando não houver conectividade. Um diferencial importante é que é gratuito e, além disso, atende qualquer marca de máquina. Até o final do mês estará na play store para smartphones com sistema Android e, até o final do ano, atenderá o sistema IoS.

As tecnologias do AGXTEND podem ser acessadas pelo produtor rural nos concessionários certificados da New Holland Agriculture e Case IH em todo Brasil juntamente com as soluções PLM (Precision Land Management) e AFS (Advanced Farming System).

Como reforçou o diretor de Tecnologias Digitais da CNH Industrial para a América Latina, Gregory Riordan, explica que o AGXTEND representa um novo conceito no campo ao oferecer, além de tecnologias inovadoras e disruptivas, novos modelos de negócios para a agricultura digital. A plataforma possibilita adquirir soluções em formato de serviço, como o caso da solução Xpower, da Zasso, empresa de origem brasileira na qual a CNH Industrial tem uma participação minoritária. O Xpower é um equipamento que remove ervas daninhas por meio de choque elétrico. Como não faz uso de defensivos agrícolas, preserva o solo e é vinte vezes mais rápido do que outros métodos de eliminação de plantas indesejadas.

“Essa é uma solução que ilustra os três conceitos do AGXTEND – inovação, servitização e sustentabilidade. Nesse exemplo o produtor não precisa adquirir o equipamento, ele pode aderir ao serviço por hora ou por hectare de utilização”, revela Riordan. “Da mesma forma, temos soluções de monitoramento e gestão baseado em imagens de drone, bem como diagnóstico de solo, nas quais o cliente paga pelo serviço prestado e não pelo equipamento. Este também é um fator de acessibilidade à medida em que soluções altamente tecnológicas se tornam viáveis para todos os portes de produtores via modalidade serviço”, avalia.

Aliás, servitização é atividade crescente na CNH Industrial e integra o plano de crescimento para cinco anos, comentou Fernando Gaya, diretor comercial da área agrícola de Aftermarketing Solutions: “Hoje, representa apenas 10% do negócio da empresa, mas até 2025 deve superar os 35%, favorecendo o ingresso do pequeno agricultor às tecnologias, afinal é ele quem mais precisa da agricultura digital para ser cada vez mais competitivo. A servitização faz com que o investimento seja feito pela CNH Industrial e suas parceiras, comercializando a solução por hectare ou demanda”.

Há, também, aplicativos gratuitos, como OPERE+ é um aplicativo gratuito de gestão e monitoramento das operações agrícolas. “É o primeiro aplicativo que democratiza a agricultura digital para pequenos produtores. Oferece informações de forma gratuita, simples, sem necessidade de interface física com a máquina. O aplicativo faz uso de sensores já existentes no smartphone do produtor para monitorar e informar o comportamento da operação agrícola e pode funcionar de forma totalmente offline quando não houver conectividade”, conta Adriano Becker, gerente de Produto Digital da CNH Industrial na América Latina.

“O portfólio AGXTEND é direcionado para quem deseja ter acesso a soluções inovadoras que entregam resultados econômicos de forma mais sustentável, por meio de produtos e serviços que aumentam produtividade e eficiência operacional, independentemente do tamanho da propriedade ou volume de produção”, afirma Becker.

Portfólio AGXTEND

SOILXPLORER: Pacote de serviços desenvolvido em parceria com a Cropmam, utiliza um conjunto de hardware e software de processamento de dados de alta eficiência e precisão para fazer um diagnóstico completo do solo, entregando um mapa de zonas de manejo e de compactação. Esses mapas permitem fazer um controle localizado da compactação do solo através do DEPTHXCONTROL, bem como aplicação de insumos de forma precisa. Isso garante mais assertividade,economia de insumos e operação, além de um potencial produtivo com mais sustentabilidade.

DEPTHXCONTROL: Em parceria com a empresa Cropman, essa solução entrega um controle da profundidade automatizado para descompactar o solo no local e na profundidade recomendados pelo SOILXPLORER. Também pode ser usado para controle da profundidade de determinados implementos durante o plantio de culturas como a cana-de-açúcar. Além de entregar um preparo mais eficiente e otimizado do solo, permite um plantio uniforme, garantindo um melhor desenvolvimento radicular para o aproveitamento dos nutrientes no solo.

DEPTHXMONITOR: Desenvolvido pela Raven, trata-se de um sensor no implemento que fornece instruções em tempo real na cabine da máquina para o operador manter a profundidade alvo durante toda a operação. Isso permite que atividades de subsolagem e plantio tenham um controle mais preciso da profundidade, garantindo um desenvolvimento mais uniforme da cana-de açúcar e reduzindo o abalo de soqueira na colheita.

XACTPLANTING: Solução de plantio inteligente desenvolvida pela Bosch que garante a distribuição uniforme das sementes. Ela permite o corte e controle de taxa individual de vários modelos de dosadores do mercado, por meio de um motor instalado em cada linha da plantadeira. Dessa forma, cada semente é alocada no espaçamento correto, mesmo em curvas, eliminando a sobreposição ou falhas de plantio.

XACTSPRAYER: Tecnologia desenvolvida pela Raven otimiza a experiência de pulverização. Possui um sistema de controle bico-a-bico que ajusta a pressão e vazão, permitindo uma aplicação precisa nas mais diversas condições. Também conta com uma tecnologia que monitora e controla a altura da barra, um sistema de injeção direta, piloto automático totalmente integrado e uma solução que permite a comunicação entre máquinas, garantindo sincronismo e máxima eficiência em todos os pulverizadores que trabalham na mesma área.

XPOWER: A solução promove a remoção de plantas indesejadas por meio da capina elétrica. Desenvolvida em parceria com a Zasso, é sustentável à medida em que exclui a necessidade de aplicação de produtos químicos, o que reduz o risco para a vida subterrânea da plantação. O XPOWER é até vinte vezes mais rápido que outros métodos de eliminação de ervas daninhas. Pode ser utilizado em qualquer cultura, é certificado para uso em cultivos orgânicos e controla plantas resistentes a outros métodos de capina.

FARMXTEND: Desenvolvido pela Agrosystem, possibilita uma tomada de decisão mais assertiva nas diversas operações agrícolas que dependem das condições climáticas. O monitoramento de dados meteorológicos é feito diretamente pelo smartphone, que coleta as informações dos sensores espalhados pelos talhões. Possui três configurações: as estações meteorológicas, pluviômetros ou sensores de chuva, e os sensores de umidade do solo. O sistema é plug-and-play e funciona 100% com energia solar.

DRONEXPLORER: Trata-se de uma gama de serviços baseados em imagens de drone, satélites e vetores de maquinários que auxiliam no planejamento, monitoramento e gestão da lavoura, desde o preparo de solo até a colheita. Relatórios como os de altimetria, população de plantas e matologia permitem uma decisão rápida e assertiva em diversas operações ao longo do ciclo de cultivo. Como o agricultor paga apenas pelos hectares de serviço que contratar, sem a necessidade de adquirir qualquer equipamento, é uma solução ideal para todos os tamanhos de produtores.

RTK+: Com uma forma inovadora de transmissão do sinal, por meio da internet móvel, essa solução desenvolvida pela CNH Industrial proporciona alta precisão e correção de sinal de GNSS, com baixo investimento e conexão rápida, estável e segura. Garante resultados independentemente da topografia, funciona em qualquer localidade com conectividade, ainda que as máquinas estejam distantes das bases que compõem a rede. Permite o uso topográfico e agrícola simultâneo, bem como o uso do sinal por diferentes marcas de máquinas e operações.

OPERE+: É um aplicativo gratuito da CNH Industrial que fornece informações úteis de funcionamento e performance das máquinas diretamente na palma da mão. Com poucos toques na tela do smartphone, o agricultor já inicia a operação e tem instruções em tempo real de como melhorar a operação, mesmo em áreas onde não há internet. É acessível a todos os produtores, democratizando o acesso as soluções de agricultura digital.