Janeiro: eventos levam tecnologia ao produtor rural

Coopershow, Dinetec, SuperAgro, Dia do Campo Cocari, Parteka foram alguns eventos realizados em janeiro e que levaram as novidades da indústria aos produtores rurais, no campo.

No período, também foram realizados eventos segmentados, como a Fertilizer Latino Americano, uma conferência que congrega executivos das maiores empresas produtoras de fertilizantes não só da América Latina, mas de todo o mundo. Realizado de 20 a 22 de janeiro, na capital paulista, a edição deste ano contou com mais de 700 participantes de 50 países, representando mais de 300 organizações. Entre as empresas participantes esteve a Ubyfol, que levou uma inovação: o UbyMix PRO, focado em recobrimento e dotado da tecnologia exclusiva Tetraheptose, capaz de alterar o comportamento da planta, orientando seu metabolismo para maximizar a absorção de nutrientes.

A solução “tem apresentado resultados bem superiores quando comparado aos produtos concorrentes do mercado, quebrando um paradigma adotado pela maioria das indústrias. Esta melhora potencializa os efeitos da nutrição vegetal, além de agir também como um quelante. Este com certeza é um excelente aliado, que diferencia e agrega valor aos fertilizantes e corretivos”, explica Vinícius Tizzo, coordenador de desenvolvimento de mercado da linha Ubycover.

Dinetec – O Dia de Negócios e Tecnologias surgiu em 2015 e na edição 2020 foi realizado de 15 a 17 de janeiro, em Canarana (MT). Entre os expositores, a Ubyfol e a UPL.

No caso da Ubyfol, o destaque ficou com o Disperse Ultra, um adjuvante base água de alta performance, composto por moléculas exclusivas de origem orgânica e biodegradáveis, além de apresentar alta afinidade pela água e pela cutícula vegetal, sendo ideal para aplicações de misturas entre agroquímicos e ainda indicado para todas as culturas. O produto, segundo a fabricante, também garante máximo aproveitamento de nutrientes e defensivos nas pulverizações agrícolas, por meio das ações: espalhante, adesivo, surfactante, antideriva, penetrante e umectante, além de atuar como redutor de espuma.

Outro produto Ubyfol disponível para os visitantes foi o enraizador Potamol, fertilizante indicado para as primeiras etapas da lavoura, para aplicações via sementes, toletes, manivas, tubérculos, mudas e para aplicações foliares no início do ciclo vegetal. Sua fórmula contém alta concentração de molibdato de potássio – fonte ideal de molibdênio, com rápida absorção e baixo índice salino, viabilizando, assim, a incorporação de nitrogênio ao metabolismo vegetal nas fases iniciais de desenvolvimento, além de intensificar a formação de raízes.

A UPL, por sua vez, apresentou suas soluções para o cultivo de soja, como os fungicidas Tridium, que protegem o potencial produtivo da soja, e Unizeb Gold, presente na agricultura brasileira há cinco safras, já tendo tratado com sucesso mais de 95 milhões de hectares.

Parteka – Em sua sétima edição, o Show Tecnológico da Parteka Agrícola, na Barra do Encontro – Reserva (PR), em 24 de janeiro, onde o público teve oportunidades de ampliar seus conhecimentos sobres os avanços tecnológicos referentes a maquinários e implementos agrícolas apresentados por mais de 50 empresas, exposição de produtos, divulgação de novas tecnologias e muitos negócios fechados, foi a prova de que o evento caiu no gosto de todos.

Entre os expositores, esteve a Brandt, que levou as suas soluções de alta tecnologia para as culturas de soja, milho, feijão e tomate, como Smart Trio, capaz de corrigir deficiências de nutrientes e atuar diretamente da fisiologia da planta;  Manni-Plex B-Moly, cuja formulação permite o transporte de mais nutrientes, inclusive o boro, em menos tempo para pontos metabólicos ativos da planta; e Action Sil, solução que contém aditivo à base de silicone. Este recurso potencializa a atuação dos produtos agrícolas, permitindo que eles se dispersem melhor ao ser aplicados sobre as plantas.

Superagro – Realizado pela Agro100 desde 2005, o Superagro tem o objetivo de reunir as principais empresas do agronegócio, para levar as mais inovadoras soluções para o agricultor. Mais de 60 marcas já confirmaram presença no evento em sua 15ª edição, realizada entre 21 e 23 de janeiro, em Londrina (PR).

A UPL levou aos mais de 4.000 produtores rurais visitantes as suas soluções para o manejo de resistência nas culturas de soja, milho e trigo, como o herbicida Select One Pack, com formulação especial para combater as plantas daninhas mais resistentes, e o fungicida Unizeb Gold, um dos grandes sucessos de vendas da UPL em todo o território brasileiro.

Já a Biotrop, especialista em soluções biológicas e naturais para agricultura, expôs a campos os produtos da empresa e disponibilizou sua equipe técnica e comercial para orientar e esclarecer dúvidas. A empresa conta com amplo portfólio com opções em manejo biológico para os mais diversos desafios do campo, desde a recomposição da vida no solo ao incremento da produtividade e da rentabilidade das culturas agrícolas.

Coopershow – De 22 a 24 de janeiro, o Campo de Difusão Tecnológica da Coopermota – Cooperativa Agroindustrial, em Cândido Mota (SP), foi palco para a 14ª  edição da Coopershow, evento realizado anualmente pela cooperativa, reunindo centenas de expositores, nas áreas agrícola, com demonstrações de sementes e produtos utilizados nas lavouras; comerciais, com pequenas máquinas e prestação de serviços relacionadas ao campo; máquinas de grande porte e animais. A visitação ficou na casa das 10 mil pessoas.

Além das exposições, a feira também contou com o apoio de duas importantes empresas de pesquisa agrícola, compreendidas pela Embrapa, que atua diretamente na condução de palestras ligadas a diferentes temas, e do IAC, o qual apresenta resultados de pesquisas e avaliações sobre o desenvolvimento da agricultura paulista.

Entre os expositores esteve a UPL, que levou um pacote de biossoluções focado nas culturas de soja, milho e trigo, e a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que apresentou tecnologias para produção de milho safrinha, soja, mandioca e uva a produtores rurais.

“O Polo Regional de Assis da APTA sempre teve por característica desenvolver pesquisas relacionadas ao perfil da região, por isso, mantivemos ao longo de todos esses anos parceria com a Coopermota, que reúne mais de dois mil produtores cooperados, e participamos da Coopershow, um importante evento para nos relacionarmos com mais intensidade com os produtores rurais e transferir soluções desenvolvidas em nossa unidade, mas também saber as demandas desse público”, afirma Sergio Doná, pesquisador e diretor do Polo Regional de Assis da APTA.

A região chamada de Médio Paranapanema, que reúne cidades como Assis, Cândido Mota e Palmital, produz, aproximadamente, 206 mil hectares de milho safrinha, sendo esta a segunda maior cultura cultivada de grãos, perdendo apenas para soja, com 238 mil hectares, segundo dados do Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA), de 2018. A região também se destaca como a principal produtora em São Paulo de mandioca para a indústria.

Diagnóstico visual das doenças de enfezamento e viroses no milho, avaliação de cultivares de soja e mandioca e a produção de uva como alternativa à diversificação da produção de pequenos agricultores foram alguns dos temas enfocados pela APTA.

Dia do Campo Cocari – Registrando mais de 2.600 participantes, entre técnicos, pesquisadores, professores, estudantes e profissionais do setor agropecuário, a 17ª edição do Dia de Campo de Culturas de Verão e Pecuária aconteceu em 29 e 30 de janeiro, no Centro Tecnológico Cocari, em Mandaguari (PR). Com o tema “Tecnologia a Serviço do Produtor Rural”, o Dia de Campo buscou fomentar o processo de tecnificação e inovação por meio do encontro entre o produtor rural e tecnologias que otimizam a realização das atividades no campo.

“Tudo que existe da área de pesquisa e de equipe técnica está disponível para os nossos associados, sem custo algum, de forma a oportunizar a participação no Dia de Campo e também para incentivar o conhecimento acerca da tecnologia no campo”, destacou Vilmar Sebold, presidente da Cocari.

Uma área de cinco hectares foi segmentada em aproximadamente 30 parcelas demonstrativas de parceiros dentro do CTC, onde foram expostas variedades de soja, híbridos de milho, técnicas de manejo de pragas, doenças e plantas daninhas, máquinas e implementos agrícolas, com demonstração de maquinário autopropelido e de trator autônomo. Além disso, o espaço contou com o Balcão de Negócios, Pavilhão Agropecuário, exposição de animais, entre outras atrações.

Também foram proporcionados diversos serviços dos segmentos, garantindo ao produtor o suporte de uma equipe devidamente capacitada, pronta para fornecer todo o auxílio necessário para as tomadas de decisões. “Os produtores puderam olhar as novidades, conferir as vitrines expostas e levar para sua propriedade aquilo que acreditam ser melhor”, garantiu o vice-presidente da Cocari, Marcos Trintinalha.

Entre os expositores esteve a Nufarm, que levou os seus herbicidas ZethaMaxx e Crucial, o inseticida para tratamento de sementes Inside FS e o fungicida Rivax.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui