Femagri 2024: sustentabilidade e relações de troca do café marcaram evento desde a abertura

A sustentabilidade e as relações de troca de café foram destaques da abertura solene da Femagri 2024. A Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas, promovida pela Cooxupé, cde 20 a 22 de março, em Guaxupé (MG) é ponto de encontro do produtor de café e vitrine das últimas tendências em tecnologia digital, inovações para o campo e insumos agrícolas.

Em sua 23ª edição, a Femagri reuniu mais de 120 expositores em uma área de 107 mil metros quadrados. Com o tema “Cooperativismo: Construindo o Futuro Sustentável das Gerações”, feira enfatizou o desenvolvimento sustentável para um crescimento econômico duradouro e promissor para as próximas gerações.

Além da plataforma de exposição de serviços e produtos, a Femagri apresentou novidades no Espaço Fazendinha, considerado celeiro das pautas ambientais e de sustentabilidade. Dentre as demonstrações estão a de drones de pulverização, remineralizadores de solo, mix de plantas de cobertura, o “burrinho mecânico”, entre outras.

No Espaço Pecuária, o produtor teve auxílio para uma gestão mais eficiente em relação a rações, reprodução de rebanho, análises químicas, além de saúde animal e sistemas de monitoramento de produção. A feira também conta com a presença da SMC Specialty Coffees – a casa de cafés especiais da Cooxupé; do Seguro Agrícola oferecido pela cooperativa; a oportunidade de financiamento rural pela Vect܂Ag – a plataforma de crédito especial da Cooxupé; e do Protocolo Gerações, o programa de sustentabilidade da cooperativa.

Abertura

A cerimônia de abertura contou com a presença da diretoria executiva da cooperativa, além de autoridades, colaboradores da Cooxupé, cooperados e produtores rurais.

Em seu discurso, o presidente da cooperativa, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, incentivou que os cafeicultores façam bons negócios na Femagri e aproveitem a oportunidade que o mercado permite com as trocas do café.“Em relação ao mercado, olhamos com otimismo, principalmente, para a oportunidade que o produtor encontra, aqui na Femagri, para a relação de troca do café no fechamento de suas negociações. O momento é favorável para isso e vale muito a pena aproveitar essas condições especiais para levar inovação em suas lavouras. E, assim, ganhar produtividade, mais sustentabilidade, reduzindo custos de produção”, afirmou.

Além disso, Carlos Augusto evidenciou a importância das inovações e do conhecimento trazido pelo evento aos cafeicultores: “Muito mais do que uma feira comercial, sempre destaco a inovação em tecnologia e em conhecimento. Não poderia deixar de agradecer aos nossos fornecedores, que todos os anos trazem inovação e tecnologias em máquinas e ferramentas, que são descobertas até por nós mesmos, como o burrinho mecânico em demonstração na Fazendinha. Tenham três dias de bons negócios e levem às suas propriedades todo conhecimento que essa feira possa oferecer”.

Bons negócios

O vice-presidente Osvaldo Bachião Filho discorreu sobre as instituições financeiras presentes na Femagri, para garantir crédito acessível aos cooperados, além dos bons negócios oferecidos na feira. Ele ainda falou sobre a importância dos cooperados serem sustentáveis e responsáveis na produção de café. “É com sustentabilidade e com responsabilidade que vamos conseguir fazer negócio que gere valor para as nossas famílias. Hoje, o tema ESG é muito forte e nós, produtores, precisamos entender que os consumidores dos cafés produzidos pelos cooperados da Cooxupé são exigentes. Por isso, precisamos atender sua demanda por produtos sustentáveis”, explicou Bachião.

Já o superintendente de Desenvolvimento do Cooperado da Cooxupé, José Eduardo Santos Júnior, reforçou o celeiro de oportunidades oferecido na Femagri. “Temos nesta feira a chance de realização de ótimas negociações. Por isso, analise com responsabilidade para garantir o sucesso do seu negócio. Neste momento, a relação de troca está muito convidativa e é a melhor dos últimos anos. Não deixe a oportunidade passar”, destacou.

Foto: André Monteiro (Divulgação Cooxupé)