Palestra “Nutrição Mineral e Doença de Planta” é destaque no Abisolo Fórum e Exposição

A 10ª edição da Abisolo Fórum e Exposição trará para a cidade de Campinas um circuito de palestras sobre inovação, sustentabilidade econômica e inteligência de mercado, nos dias 5 e 6 de junho. “Nutrição Mineral e Doença de Plantas” é destaque da programação do dia 06 e será apresentada pelo professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Fabrício Ávila Rodrigues. Ele é engenheiro agrônomo e doutor em Fitopatologia pela Universidade da Flórida, Gainesville (EUA).

A apresentação abordará as relações entre doenças de plantas, os macro, micro e nano nutrientes benéficos, apresentando novas hipóteses e descobertas recentes sobre o assunto. Exemplo disso são os impactos positivos na redução do desenvolvimento das fitopatologias, por meio da interação entre selênio e elementos de terras raras. 

O professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV) também vai propor reflexões sobre os novos desenvolvimentos em nanotecnologia, explicando como muitos nutrientes para plantas se comportam de maneira diferente quando aplicados em nanoescalas. O conteúdo da palestra é baseado na segunda edição atualizada do livro acadêmico “Nutrição Mineral e Doença de Plantas”, de Lawrence E. Datnoff e Wade H. Elmer, traduzido e editado pelo professor, com apoio da Abisolo.

“Minha intenção é que os participantes ampliem a compreensão sobre nutrição vegetal e as estratégias inovadoras e sustentáveis para o manejo das doenças de plantas, esclarecendo os benefícios não apenas de toda a escala produtiva, mas o desenvolvimento econômico e social como um todo”, comenta Rodrigues.

Considerada a maior feira da indústria de fertilizantes da América Latina, a 10ª edição Abisolo Fórum e Exposição está dividida em quatro painéis para proporcionar trocas de informações, experiências e gerações de novos negócios para o segmento. 

Evento contará com quatro painéis temáticos

A programação do X Abisolo – Fórum e Exposição está dividida em quatro painéis.  No dia 05 de novembro, primeiro dia do evento, o painel de abertura será dedicado ao tema “Ambiente de negócios e competitividade”, considerando a competitividade internacional do agronegócio, segurança jurídica, ambiente de negócios, sustentabilidade da produção agrícola brasileira e o mercado de carbono.

Em seguida, no período da tarde, o segundo painel vai tratar da “Sustentabilidade Econômica da Produção Agrícola”. As palestras nesse painel vão apresentar o cenário macroeconômico, político e geopolítico do setor de fertilizantes.

No dia 06, a programação da manhã será retomada com o terceiro painel, dedicado a mostrar a “Evolução tecnológica do setor”. Neste painel serão apresentadas pesquisas científicas recentes com temas relacionados aos aspectos fisiológicos da absorção foliar; interação entre a nutrição mineral e doença de planta; a mitigação de estresse abiótico e os microrganismos solubilizadores de nutrientes.

O quarto e último painel do evento será dedicado à Inteligência de Mercado, quando será apresentado o potencial de adoção de uso dos fertilizantes especiais nas culturas: soja, milho e cana-de-açúcar.

Para acompanhar a agenda do evento X Abisolo – Fórum e Exposição, conhecer outros palestrantes e efetuar inscrições, basta acessar o site do evento:  forum.abisolo.com.br

O GestAgro 360º é apoio de mídia do evento.