Femagri ofereceu tecnologias para pequenos e médios produtores inovarem no campo

“Hoje 96% dos nossos 19 mil cooperados são de pequenos e médios produtores, com até duas mil sacas de café, e o expositor quer atrair esse cooperado que vem em busca de tecnologia. O ambiente da feira é inclusivo, recebe as famílias e, além de serem atendidas com tecnologia, existe acessibilidade de crédito com condição de pagar em até 5 anos fixado em café”, revela o vice-presidente da Cooxupé, Osvaldo Bachião Filho, ao falar sobre a 23ª edição da Femagri, realizada de 20 a 22 de março em Guaxupé (MG).

A oferta de tecnologias focadas nesse público é também uma preocupação da Femagri. Neste ano, entre as novidades destacou-se o triciclo agrícola com sistema de tração por eixo cardan. Ele faz marcha ré em uma reversão, o que facilita as manobras dentro da lavoura. Além da robustez, o triciclo se destaca por oferecer economia de combustível, com sua autonomia média de 30km/litro”, explica o vendedor Edson Rossin.

Além disso, visando à preparação do futuro produtor rural, o Sebrae Minas tem trabalhado durante a Femagri com os temas sucessão familiar e inovação no campo. Por meio da educação empreendedora, o órgão oferece duas experiências tecnológicas para crianças e adolescentes que visitam o evento.

A primeira é uma oficina de robótica, em que os participantes com o auxílio de um tablet criam protótipos de máquinas que posteriormente percorrem a trilha do café em um tapete didático. Em seguida, as crianças e adolescentes são convidados para conhecerem a oficina de drones onde têm a oportunidade de manusear e aprender mais sobre os equipamentos.

“Na oficina de robótica, mostramos o caminho que o café percorre desde o plantio da muda até o processo de venda. Já na oficina de drones, estamos preparando as crianças para uma tecnologia que está acontecendo”, conclui a analista de negócios do Sebrae Minas, Lucilene Pessoni.