AgriFutura 2022: palco para criação de ambientes de inovação, inaugurações de laboratórios e premiação de startups

A Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, abrirá escritórios de inovação e incubadoras de startups nos municípios de São Paulo, Campinas, Santos e Ribeirão Preto. Os novos espaços têm o objetivo de criar uma Rede de Inovação do Agronegócio e, com isso, acelerar a transferência de tecnologia. O autorizo para a criação dos ambientes foi dado pelo vice-governador, Rodrigo Garcia, e o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Itamar Borges, durante a abertura do festival de inovação no agro, AgriFutura, evento realizado nos dias 12 e 13 de março, em São Paulo (SP).

Ainda na abertura do evento, foram inaugurados novos espaços de pesquisa do Instituto de Pesca (IP-APTA) e do Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), que trarão reforço científico e tecnológico para as cadeias produtivas de aquicultura e pecuária. Ao todo, foram investidos R$ 1,6 milhão pelo Governo do Estado de São Paulo nos espaços para adequação e compra de equipamentos de ponta.

Ambientes de inovação

As incubadoras funcionarão dentro do Instituto Agronômico (IAC), Instituto Biológico (IB) e Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), em Campinas; no IB, Instituto de Economia Agrícola (IEA) e Instituto de Pesca (IP), em São Paulo; no IP em Santos; e no Instituto de Zootecnia (IZ), em Ribeirão Preto.

Esses novos ambientes de inovação poderão ampliar as iniciativas com startups e auxiliar empreendedores na estruturação de suas empresas para competir no mercado. Para os Institutos, essa aproximação traz benefícios para a realização de novas pesquisas, com foco em inovação e novas soluções para o setor produtivo.

Inaugurações

Foram inaugurados durante a abertura do AgriFutura o novo prédio da sede do Instituto de Pesca e a Unidade Laboratorial de Referência em Limnologia, ambos em São Paulo, capital. O laboratório atende às pesquisas realizadas pelo IP em análises das variáveis físicas, químicas e biológicas da água dos ambientes estudados. Atende também ao setor produtivo, na forma de prestação de serviços para monitoramento das condições de cultivo, para o licenciamento da atividade de aquicultura ou diagnóstico em situações críticas, por exemplo em casos envolvendo a mortandade de organismos aquáticos.

Em Ribeirão Preto, o Instituto de Zootecnia inaugurou o primeiro setor de experimentação de ruminantes jovens do Brasil para estudos na criação de bezerras leiteiras criadas em sistema de coletivo com controle total da ingestão de alimentos e de água, controle diário do crescimento e atendimento do bem-estar animal. Também foi inaugurado Laboratório de Biotecnologia de Nutrição de Ruminantes em que serão realizadas pesquisas para desenvolvimento de produtos alternativos aos antibióticos utilizados na dieta dos ruminantes.

Premios para inovações tecnológicas para o agronegócio

As startups Grão Brasil, Brasil Agritest e Britichis Lichias Brasileiras foram as grandes campeãs da competição promovida ao longo dos dias 12 e 13 de março, no AgriFutura, evento organizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), no Instituto Biológico (IB), na capital paulista.

A cerimônia de entrega dos prêmios ocorreu na tarde de domingo e contou com a presença do secretário de Agricultura e Abastecimento Itamar Borges, do secretário-executivo Francisco Matturro, do subsecretário de Agricultura e Abastecimento Orlando Melo de Castro, do coordenador da APTA Sergio Tutui, da diretora do IB e gestora dos ambientes de inovação da APTA Ana Eugênia de Carvalho Campos, além de empresas, startups e representantes do setor agro.

A competição contou com a inscrição de 101 startups, divididas em três categorias: Ideação, MVP e Tração e Escala. Ao todo, 50 foram selecionadas para apresentarem suas ideias e inovações a uma banca julgadora, formada por diferentes representantes do agro, além de um investidor. Cada uma teve pitches de cinco minutos para apresentar seu projeto e ideia, durante as classificatórias, realizadas na tarde de sábado e durante todo o domingo.

A cerimônia de premiação também foi marcada pela assinatura do protocolo de intenções entre o Instituto INNA, Imc de Inovação Israelense e a Secretaria de Agricultura de Abastecimento do Estado de São Paulo, visando ações conjuntas para o desenvolvimento sustentável da agricultura, pecuária, economia, biologia, pesca, alimentos, zootecnia e educação paulista e nacional.

Tecnologia e conectividade podem ajudar a minorar a falta de fertilizantes

A Associação ConectarAGRO participou do Agrifutura 2022, e seu presidente, Gregory Riordan, foi um dos palestrantes e abordará o tema “Conectividade no campo: um salto para a produção sustentável”, trazendo exemplos de soluções práticas para ampliar a produtividade no campo de maneira sustentável. A preocupação mundial pela falta de fertilizantes também será discutida, demonstrando como a tecnologia, somada à conectividade, pode trazer informações em tempo real, contribuindo para uma maior eficiência no uso do insumo e para sustentabilidade (econômica e ambiental).