Notícias de Muzambinho: selo de inspeção municipal para agroindústria e viveiro municipal

A Diretoria de Agricultura do Município de Muzambinho, cidade do Sul de Minas Gerais, nos últimos dias, entre as realizações destaca a obtenção pela agroindústria Estação Minas do Selo de Inspeção Municipal (SIM). Outra realização com impacto para a população da cidade e região foi a inauguração do viveiro de mudas dentro do parque  municipal “Carolina Bernardes”.

No caso da Estação Minas, a diretora de Agricultura do Município de Muzambinho, Edna da Costa Marcon, fez a entrega do Certificado de Registro, Alvará de Funcionamento e de um banner para o empresário  Antonio Augusto Noronha, comprovando a obtenção do SIM pela empresa. 

“Temos  crescido a procura pela certificação de produtos de origem animal no nosso município e que já estão também em fase final de registro outras agroindústrias. O SIM. totaliza agora 10 estabelecimentos e 120 produtos registrados”, disse Edna Marcon.

Para o empresário Antônio Augusto Noronha Palos, o Dudu, “o SIM nos traz a possibilidade de venda em supermercados e estabelecimentos comerciais no município. Temos a satisfação de produzir renda e gerar empregos. Atualmente  temos dez  funcionários trabalhando  na produção do doce de leite tradicional e com sabores.  Agregamos renda também aos produtores que nos fornecem o leite, que é a matéria-prima da nossa linha de produção. Temos além do doce de leite, a produção de goiabada. Fazemos a produção em dias alternados. Nossa produção de doce de leite gira em torno de 100 quilos por mês, mas começamos pensando em oferecer qualidade aos consumidores, por isso o selo”, explica Augusto.

Para obter o certificado do SIM, é preciso passar por um processo de adequação das instalações e regularização da documentação. A agroindústria concluiu as etapas necessárias e cumpre com as normas vigentes  no município que atestam a qualidade e a segurança de seus produtos O veterinário do município, Vanius Dipe, explica, são feitas análises da  documentação, vistorias, correções e aprovações dos rótulos, e chama a atenção para a questão sanitaria: “Com a pandemia, as preocupações dos consumidores com relação a providências dos alimentos aumentou. O selo do SIM garante que há um protocolo de higiene sendo seguido na produção dos produtos de origem animal”.

Outro benefício destacado por Dipe tem relação com a abrangência do selo: “Se os vereadores de Muzambinho tivessem entendido como era importante termos aderido ao SIM Regional, agroempresários com o SIM municipal poderiam estar vendendo seus produtos em outras 17 cidades que compões a AMOG, ampliando a sua produção. Muzambinho foi o primeiro município da região a ter essa preocupação com a inspeção e adoção do selo SIM”, reforçou.

Informações sobre o selo SIM estão disponíveis no Departamento de Agricultura, em horário comercial.

Viveiro municipal – Construído dentro do Parque Municipal “Carolina Bernardes”, o viveiro recebeu investimento de R$ 20 mil e tem capacidade de produção de 2 mil mudas de arvores frutíferas, uma estufa para 6 mil mudas de hortaliças e um espaço para o plantio das sementes nas bandejas.

De acordo com Edna Costa, diretora de Agricultura “nesta primeira etapa do projeto estamos com duas mil mudas de árvores frutíferas que vão estar no ponto de plantio em três meses. Já as hortaliças que foram semeadas no início do ano vamos plantar no meio de fevereiro e início de março nas hortas escolares que foram reativadas em 2021 em parceria com a secretaria de educação. O local ainda esta tem capacidade para ampliar as instalações e ainda no primeiro semestre deste ano vamos começar a preparação de mudas de plantas medicinais”, explica.

O vereador Carlão Miranda, que é produtor rural, foi conhecer o espaço e gostou do que viu “eu não conhecia estufa com o sistema de irrigação como este que foi feito aqui no viveiro, tenho acompanhado desde o inicio esse projeto. Como produtor rural sei o quanto é importante ter um local que forneça mudas para que possamos fazer a proteção das nossas nascentes”, falou.

O funcionário público e técnico agrícola Giovani Muniz, com 29 anos de experiência em produção de mudas, é o responsável pelo local. Foi ele quem construiu os viveiros, cercou e cobriu com sombrite. “Para cada tipo de muda é há um viveiro diferente, aqui temos três espaços com diferentes temperaturas para melhor desenvolvimento das mudas,” explica, recordando que “apresentei o projeto ao prefeito Paulinho Magalhães no inicio de 2021 que nos indicou como devia ser desenvolvido e as etapas que devíamos cumprir. Neste primeiro ano foi de muito trabalho braçal mesmo para que tivéssemos neste momento planejando quando vamos realizar o plantio. Com a vice-prefeita Heloisa Magalhães fizemos um planejamento juntas para a recuperação das  hortas escolares, e no segundo semestre de 2021 as crianças experimentaram no lanche escolar, o resultado do plantio nos canteiros escolares”.

A distribuição das mudas é feita pelo departamento de agricultura da prefeitura mediante cadastro prévio.

Texto: Valéria Vilela