Solução de agricultura digital comemora parceria e amplia culturas atendidas

Aumentar eficiência, economizar tempo, otimizar os recursos para proteção de cultivos e contribuir para uma agricultura cada vez mais sustentável são alguns dos benefícios que o agricultor tem ao utilizar as soluções do xarvio Digital Farming Solutions, marca global de agricultura digital da BASF. Durante a Agrishow 2022, os agricultores poderão conhecer toda a gama de soluções para a safra 2022-2023.

Também tomarão contato com a Bosch BASF Smart Farming, joint venture entre BASF Digital Farming e Bosch, que estará pela primeira vez na Agrishow, e objetiva comercializar soluções agrícolas inteligentes, no Brasil e no mundo. Outra novidade é que, além de sojicultores, produtores de algodão e milho também contarão com as soluções digitais do xarvio para um manejo mais eficiente e sustentável

O xarvio oferece serviços dentro da plataforma FIELD MANAGER com o objetivo de entregar eficiência e otimização aos agricultores. Com o uso do drone é possível criar diversos mapas da área da lavoura, mostrando desde a sanidade do cultivo até a quantidade de uso de insumos como herbicidas, por exemplo.

Mapas inteligentes – É sabido que cada vez mais o agricultor necessita de dados em sua propriedade. Planejar cada movimento na lavoura é uma necessidade real. São muitas variáveis que precisam ser levadas em conta para que se obtenha a melhor rentabilidade de cada talhão e fazer o uso de vant (veículos aéreos não tripulados ou drones) é um caminho que cresce a cada dia. Sabendo desta necessidade, o Mapeamento Digital Inteligente oferece uma série de dados e informações para que o agricultor possa tomar a melhor decisão.

Entre os mapas – baseados em imagens de drone – disponíveis na plataforma está o de biomassa, no qual é possível dizer a quantidade total de vegetação em determinada área. Em culturas como soja, milho e até a cana-de-açúcar isso significa poder planejar e ter maior produtividade em cada talhão. “Temos algumas opções de serviços que usam o mapa de biomassa como base. Na pré-colheita, por exemplo, é possível fazer um voo e definir quais as áreas necessitam de dessecação, entregando uma homonegeneidade da lavoura. Normalmente conseguimos uma economia média de 30% de insumos como o dessecante com esta ferramenta”, comemora Lucas Marcolin, gerente Comercial do xarvio Digital Farming Solutions.

Outro exemplo de mapa é o de regulador de crescimento na cultura do algodão, em que é possível estabelecer as zonas de alto e baixo potencial produtivo para a aplicação em taxa variável. “O objetivo é termos uma área homogênea e que entregue um potencial produtivo uniforme, utilizando de forma eficiente os produtos. Temos uma média de economia também perto dos 30% no uso dos produtos neste serviço”, pondera Marcolin.

Já o gerente técnico do xarvio, Ricardo Arruda, explica que também é possível gerar mapas para determinar a sanidade e qualidade das lavouras. “Por meio deles conseguimos indicar como está o desenvolvimento daquela área. Existe um dado da FAO [Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura] que determina que até 40% da produtividade das culturas são perdidas anualmente por pragas e doenças, esse é um número muito alto. Com a nossa tecnologia é possível perceber, monitorar e avaliar a situação para que seja tomada a decisão do melhor manejo, diminuindo consideravelmente as perdas em cada área.“

Na plataforma FIELD MANAGER também está disponível o mapa de aplicação localizada de ureia nas culturas do milho e algodão. “A ureia é um importante fertilizante sólido. Na sua composição é possível encontrar entre 20% a 40% de nitrogênio, um dos grandes responsáveis pelo vigor da planta. Na falta deste componente encontramos plantas amareladas, com queda no crescimento e a consequência lógica é a diminuição na produtividade. A partir do mapa de adubação em taxa variável conseguimos identificar quais os talhões que precisam, ou não, de aplicação“, explica Arruda.

Soluções para uma agricultura sustentável – “As soluções digitais auxiliam na tomada da decisão certa, no momento mais adequado para cada cultivo. São serviços que vêm para facilitar e otimizar o trabalho do agricultor, podendo aumentar a rentabilidade por talhão e apoiar ainda mais nas práticas sustentáveis”, comenta Almir Araújo, diretor de Digital, Novos Modelos de Negócios e Excelência Comercial da Divisão de Soluções para Agricultura da BASF na América Latina.

“Os resultados do uso do xarvio FIELD MANAGER consolidam a necessidade do agricultor em ter serviços e soluções que ofereçam cada vez mais eficiência. Nas áreas mapeadas para a solução de controle de plantas daninhas, a otimização de insumos foi em média de 62% e a economia de água foi de 36 mil litros a cada mil hectares na safra 2021/22, isso significa o consumo médio de dois meses em uma casa com até quatro pessoas”, destaca Lucas Marcolin.

Parceria de peso – Com o objetivo de comercializar soluções agrícolas inteligentes, no Brasil e no mundo, a Bosch BASF Smart Farming, joint venture entre BASF Digital Farming e Bosch, estará pela primeira vez na Agrishow.

As novidades da nova empresa serão as soluções Smart Spraying e o Intelligent Plant Solution. O Smart Spraying tem o propósito de realizar o manejo automatizado de plantas daninhas em tempo real e somente onde necessário. Em pré-emergência, a tecnologia identifica o “verde sobre marrom” e na pós-emergência, o “verde sobre verde”, independentemente de ser dia ou noite. Ao combinar o sensor de câmera de alta tecnologia e software da Bosch com a inteligência agronômica do xarvio®, a solução consegue detectar com precisão e em milissegundos as plantas daninhas e aplicar o herbicida apenas no local necessário. Sua configuração exclusiva fornece suporte para tornar o uso de herbicidas mais eficiente, com testes que mostram uma otimização de insumos de aproximadamente 70%. Esse número pode ser maior dependendo das condições das lavouras e da pressão das plantas daninhas nos talhões.

GestAgro 360° é apoio de mídia do evento e visita a Agrishow 2022 a convite das empresas que patrocinam o pool de imprensa.

Foto: AgritechFuture