Café em foco: GestAgro 360° destaca soluções tecnológicas

Em sua participação na edição de 27 de março de 2021 do Café em foco, a jornalista Katia Penteado, editora e idealizadora do GestAgro 360°, comentou duas soluções tecnológicas. Uma delas, de geração distribuída de energia elétrica que gera renda para o produtor rural e também contribui para redução da conta com a concessionária. A outra é a nova versão de um aplicativo que faz análise química de folhas de 13 culturas.

No caso de geração distribuída, a solução foi implementada uma startup mineira em uma fazenda de suínos em Pará de Minas que utiliza biodigestores que produzem gás metano a partir dos dejetos dos suínos e a energia excedente é entregue à concessionária, com desconto na conta de energia e renda para o produtor rural. A iniciativa também melhorou significativamente o visual das granjas.

Outra tecnologia que o GestAgro 360 destacou esta semana foi uma nova versão de um aplicativo gratuito para Android e desktop via navegador, que também pode ser usada offline e atende, via web, os usuários do sistema IOS. O aplicativo faz a interpretação de análises químicas de folhas de 13 diferentes culturas, incluindo o café arábica e o conilon, auxiliando na nutrição de precisão e maior produtividade. Com visual simples, claro e fácil de usar, o sistema utiliza em seus cálculos as melhores as informações da ciência brasileira, além da experiência de mais de 40 anos em nutrição vegetal, da Microquimica Tradecorp.

Nesta edição, você também encontra uma reportagem da Emater sobre atendimento remoto; Isabel Vitoriano direto Londres; e Vanessa Vilela com uma oportunidade de trabalho.

O programa Café em foco, da jornalista Valéria Vilela, é veiculado em 50 rádios, TV, sites, revista e jornais no Sul de Minas.