InterCorte 2018: Etapa São Paulo destaca startups, seguro, carbono na pecuária e soluções para pasto e nutrição

Marcando o encerramento do circuito, a InterCorte São Paulo acontece de  21 a 23 de novembro, no WTC Golden Hall, e tem como meta bater os números de 2017, quando reuniu mais de 2 mil pessoas de 17 Estados, que participaram das cerca de 40 horas de conteúdo oferecidas em dois auditórios e um espaço degustação, com a contribuição de 94 palestrantes e debatedores, além de conferir as novidades tecnológicas apresentadas pelas 41 empresas e instituições que estiveram na feira de negócios. O evento, organizado pela Terraviva, leva informações e tecnologias para todos os elos do setor. Vários programas se unem para isso: Os caminhos da Pecuária, da Genética , da ILPF, do Leite, do Boi 7.7.7, da comunicação, assim como Painel GTPS – Carbono, Touro de Ouro, Empório InterCorte, Angus Beef Week, Feira de Negócios e Carne Muito além do Churrasco.

Em todos os dias, a programação traz uma novidade que merece destaque: o espaço InterTechAgro, destinado à apresentação de startups, com uma programação de conteúdo específico desenvolvida para apresentar tecnologias que facilitam a gestão das propriedades e geram mais eficiência à produção animal. Entre as apresentações, palestras com as startups expositoras do evento – JetBov, Liberali, @Tech, iAçougue, VipBov e MultBovinos –; painel com o tema “Como as empresas tradicionais estão lidando com a inovação”, com participação de representantes do Sebrae, Karcher, Coimma e Onovolab; painel “Alta tecnologia – Da imagem via satélite ao Blockchain: as soluções tecnológicas do momento podem impactar positivamente o seu negócio?”, moderado por Yukio Meira e participação de João Torres, da Terra Magna; Marcio Barbosa, da @Tech; Flavio Redi, da EcoTrace; Paulo Marcelo, da Gestão Agropecuária e Pedro Mannato, do Olho do Dono. Além disso, haverá a palestra “Além da realidade: como a conectividade e IoT continuarão a mudar a forma como fazemos negócios no campo”, proferida por Fabricio Lira Figueiredo, do CPqD; painel para discutir como a Embrapa Pecuária está se empenhando para praticar a inovação aberta e quais têm sido os resultados práticos dessa iniciativa; palestra “Como é levantar um Centro de Inovação Independente no Brasil”, conduzida pelo Onovolab; além de anúncio dos vencedores do Prêmio Terraviva Startups que elegerá a melhor Agritech do Brasil, com apresentação das três melhores colocadas.

O painel “Carbono: uma visão pratica pela ótica da pecuária” também se destaca no programa da etapa paulista, mais especificamente no último dia da InterCorte, quando o Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS) apresenta as oportunidades de mitigação das emissões por meio de sistemas bem manejados de pastagens. “Dinâmica do carbono no sistema solo/planta/atmosfera na pecuária brasileira”, na visão do professor da Esalq/USP, Carlos Eduardo Cerri;  “Sistemas de produção eficientes para fixação de carbono no solo”, pelo representante da Embrapa Pecuária Sudeste, Alexandre Berndt; “Produção de Carne de Baixo Carbono: uma alternativa sustentável para a pecuária de corte tropical”,  apresentado pela representante da Embrapa Pecuária Sudeste, Patrícia Anchão; e debate aberto com todos os palestrantes e representante do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), Ciniro Costa Junior; são os temas enfocados no painel. Segundo a coordenadora executiva do GTPS, Beatriz Domeniconi, o objetivo é “oferecer aos participantes um painel com orientações técnicas relacionadas às emissões na pecuária e levar essa questão pela ótica prática. A presença de professores e pesquisadores é uma forma de embasar cientificamente esse assunto que, muitas vezes, é trabalhado de forma ideológica. Pecuária não é apenas um sistema que emite, mas também uma atividade que depende da captação”. Esse posicionamento vai em encontro de um dos pilares de formação do GTPS: a disseminação de informações para os pecuaristas visando a contribuir com o desenvolvimento da atividade no Brasil.

Entre as empresas presente à Feira de Negócios uma novidade: uma corretora de seguros especializada na proteção de bovinos e equinos. Trata-se da Denner Seguro de animais, empresa com experiência de mais de 20 anos de mercado que tem como finalidade “mostrar ao pecuarista que o seguro é uma ferramenta de gestão na atividade dele e o nosso serviço pode muito agregar a pecuária”, comenta Karen Matieli, sócia proprietária da empresa e Coordenadora da Comissão Técnica de Seguro Rural (Sincor-SP),

Na Feira de Negócios, a Arysta LifeScience expõe suas soluções para pastos de qualidade e responde por apresentação sobre “O modelo de negócio integrado”, ministrada pelo médico veterinário Rodrigo Albuquerque, analista de mercado do Notícias do Front.

Já a Trouw Nutrition apresentará sua nova tecnologia: BellMais NA Dry, da marca Bellman, um suplemento mineral aditivado, que resiste à chuva, não perde nutrientes e melhora o ganho de peso dos bovinos. A empresa aproveite para divulgar sua linha de produtos para cria, com tecnologias, como a desmama precoce, suplementos minerais aditivados e com o BellMais Fertilidade, mineral que ajuda a reduzir a mortalidade embrionária, aumentando o índice de  prenhez em até dez pontos percentuais. Além disso, a marca destacará os produtos da linha Lambisk e o BellPeso SV.

Mais informações pelo site: www.intercorte.com.br/saopaulo2018

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui