DESTAQUE – Aplicativo faz análise foliar de 13 culturas pelo celular

A Microquimica Tradecorp lança versão atualizada do aplicativo gratuito CheckFolha Mobile, que passa a ter a capacidade de interpretação de análises químicas de folhas de 13 diferentes culturas, em uma única plataforma: soja, milho, trigo, feijão, algodão, cana, citros, uva, manga, banana prata, banana nanica, café arábica e café conilon.

Atualmente, a prática da análise de folhas é feita por cerca de 80% dos produtores de café e de frutas, com estimativa de menos de 20% nas plantações de soja. “Nos dois casos, o CheckFolha Mobile se tornou um grande aliado, simplificando muito o processo de decisão, especialmente para aqueles que desejam se adequar à agricultura de precisão e melhorar a eficiência produtiva e o manejo agrícola”, explica Anderson Nora Ribeiro, engenheiro agrônomo e gerente de Marketing da Microquimica Tradecorp

Até então, o aplicativo, que tem como objetivo auxiliar na nutrição de precisão e maior produtividade era disponibilizado em duas versões para culturas específicas: soja, lançado em 2015 e com mais de 12 mil downloads; e café, lançado em 2017, e com cerca de 5 mil downloads.

Agora, com o crescimento no número de culturas, o Gerente de Marketing aponta que há um aumento significativo nas possibilidades de análises no campo. “Mesmo porque, há agricultores que trabalham com mais de uma cultura e que agora podem usar uma única plataforma”, completa.

Com a interpretação feita pelo aplicativo, o produtor rural abre caminho para uma maior produtividade e lucratividade. E isso é possível graças à interface fácil de utilização, que torna possível, para qualquer pessoa, a análise clara de laudos apenas numéricos e muitas vezes complexos – que são interpretados e geram um relatório moderno e simples, com indicações claras de ações corretivas. O sistema utiliza em seus cálculos as melhores informações da ciência brasileira, além da experiência de mais de 40 anos em nutrição vegetal, da Microquimica Tradecorp.

“Outros diferenciais são a total disponibilidade para uso offline, o que facilita para produtores rurais e técnicos que, muitas vezes, encaram limitação de conexão de dados no campo. Outro ponto é a padronização e arquivamento de todas suas amostras na nuvem, garantindo acessibilidade e segurança a partir de qualquer dispositivo, a qualquer momento. Dessa forma, a amostra criada no aplicativo aparece na versão desktop e vice e versa”, finaliza o gerente de Marketing.

Disponível para Android e desktop via navegador, que permite que mesmo usuários do sistema IOS (iphones) consigam utilizar o programa sem problemas, por conta de seu layout adaptativo às mais variadas telas e dispositivos. O novo visual é mais simples, claro e fácil de usar, garantindo melhor responsividade e usabilidade, por meio de uma programação mais moderna e segura.

O novo aplicativo trará todos os cadastros e amostras criadas no sistema anterior, mediante um simples login inicial no novo sistema. Assim, o usuário atual e frequente não perde nada, tendo toda a sua base de dados seguramente preservada na nova versão.