DESTAQUE – Granja de suínos gera energia com dejetos e vende excedente para consumidores via plataforma digital

O empresário e produtor rural João Paulo Gabriel há algum tempo utiliza os dejetos de sua criação de suínos para produzir gás metano, transformando-o em energia consumida na própria fazenda, em Pará de Minas (MG). Mas ele não sabia o que fazer com o excedente até que, em meados de 2020, teve contato com a possibilidade de fornecer para o sistema elétrico, via geração distribuída. Os resultados levaram-no a expandir sua planta de biodigestores de dois para cinco.

A solução utilizada por Gabriel para a comercialização do excedente foi desenvolvida pela equipe da Metha Energia – startup mineira que atua no ramo da geração distribuída – e contribui também para melhorar o visual da granja, o que enche o produtor rural de orgulho. “Antes, quem criava porco era visto como um poluidor. Agora, já sou visto com outros olhos, como um produtor de energia limpa”, comemora, frisando que o aluguel dos equipamentos gera uma renda que tem sido fundamental, pois, “para nós, produtores rurais, toda economia é bem-vinda”.

Na outra ponta, o usuário da energia gerada por Gabriel, também é beneficiado. O resultado se converte em desconto de até 15% na sua contas de luz.

A Metha Energia trabalha unindo essas duas pontas. Fundada em 2017 e já presente em mais de 250 cidades mineiras, fornece acesso a uma energia sustentável por meio de uma plataforma totalmente digital. A operação, chamada de geração distribuída, é regulamentada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e está transformando a maneira como as pessoas se relacionam com as concessionárias de energia. A geração distribuída altera completamente a lógica do setor elétrico porque traz a etapa da geração de energia para mais perto do consumidor final, diminuindo a dependência das concessionárias locais”, explica Victor Soares, sócio-fundador e CEO da Metha Energia.

“Os clientes estão cada vez mais interessados em entender melhor o que consomem. Além de pagar mais barato, as pessoas querem saber por que estão pagando aquele valor, como é produzido aquele produto ou serviço e qual o impacto para o planeta. A Metha, assim como os serviços inovadores de hospedagem, transporte e bancos, oferece transparência, experiência 100% digital e poder de escolha aos clientes. Desse modo, o cliente tem oportunidade de pagar menos, entender como é composto o preço da energia e contribuir para a sustentabilidade do setor”, explica Soares.

Foto: Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA)