Verificação de antecedentes na hora do crédito deve crescer no agro, garante especialista

Background check. Essa expressão da língua inglesa em português significa verificação de antecedentes e é prática bastante utilizada em países como Estados Unidos no momento de fechar contratos. Sua aplicação no Brasil e no agro, especificamente, está ganhando espaço na concessão de crédito rural e na avaliação de investimentos, por exemplo, pois mitiga riscos em tempo de crise em transações dentro ou fora da porteira.

De acordo com a advogada Cláudia de Jesus, consultora e pesquisadora de background check desde 2001, fundadora da Background Brasil, muitas transações no mundo do agronegócio “acabam sendo efetuadas sem nenhuma verificação de antecedentes, o que pode trazer muitos riscos a uma das partes envolvidas”.

Para explicar os benefícios, ela exemplifica citando que o background check “é muito utilizado por escritórios de advocacia responsáveis pela análise de contratos de multinacionais, e por escritórios e empresas interessadas em mitigar golpes. Este é um trabalho preventivo. A empresa que implementa a verificação de antecedentes em seu programa de gestão de risco ganha demais, minimiza chances de se ver envolvida com pessoas ou empresas que praticam, entre outros crimes, lavagem de dinheiro, estelionato, fraude e escândalos financeiros”.
 
Além de trazer mais segurança às transações, o background check é utilizado para outros fins. Ele fornece, por exemplo, informações relevantes no momento da concessão de crédito rural por parte de instituições financeiras, além de auxiliar na qualificação de fornecedores, contratação de funcionários e parceiros, avaliação de novos investimentos ou nas operações de fusões e aquisições, que têm crescido exponencialmente no agronegócio.

Compliance, ética e integridade
 
Cada vez mais, as empresas do agronegócio se preocupam com o compliance, termo em inglês que significa “estar em conformidade”. Na prática, as empresas precisam garantir o cumprimento de atos, regras, normas e leis estabelecidos interna e externamente. Assim, elas estarão agindo com ética e integridade. Nesse sentido, o background check pode ser aliado de suas ações, minimizando riscos da empresa fechar contratos e parcerias que, posteriormente, a deixe envolvida em escândalos de corrupção.
 
“É fundamental que empresas do agro se utilizem do background check, pois é um aliado para uma análise mais fidedigna da situação e assim mitigar riscos com mais assertividade. Dentre os benefícios, a verificação de antecedentes agrega valor ao programa de gestão e compliance das empresas”, complementa Cláudia de Jesus, que é de família ligada ao agronegócio, já recebeu premiações pelo trabalho de background check realizado em multinacionais e é pós-graduanda em Jornalismo Investigativo (IDP/Brasília).

Foto de banco de imagens por Vecteezy