O papel do agronegócio brasileiro na segurança alimentar global: tema do Congresso Andav

Em sua 13ª edição, de 06 a 08 de agosto, o Transamérica Expo Center sedia o Congresso Andav. O tema central trata da Agroeconomia Brasileira em Primeiro Lugar: Como assegurar o nosso propósito de alimentar o mundo. A programação oficial já está disponível e conta com nomes de peso para debater o cenário futuro da produção brasileira de alimentos.

“Esse tema coloca em foco o papel fundamental do Brasil como um dos principais produtores de alimentos do mundo e os desafios de garantir a sustentabilidade e a eficiência desse setor. Em paralelo, é uma homenagem aos milhões de profissionais que dedicam as suas vidas ao agro, e colocam o agro brasileiro sempre em primeiro lugar”, afirma Paulo Tiburcio, presidente-executivo da Andav.é Agroeconomia Brasileira em Primeiro Lugar: Como assegurar o nosso propósito de alimentar o mundo. “Esse tema coloca em foco o papel fundamental do Brasil como um dos principais produtores de alimentos do mundo e os desafios de garantir a sustentabilidade e a eficiência desse setor. Em paralelo, é uma homenagem aos milhões de profissionais que dedicam as suas vidas ao agro, e colocam o agro brasileiro sempre em primeiro lugar”, afirma Paulo Tiburcio, presidente-executivo da Andav.

Destaques na programação

A abertura oficial terá a presença de Autoridades e uma Palestra Magna proferida pelo Professor Emérito da FGV Agro, Roberto Rodrigues, sobre o tema “Como Assegurar o Nosso Propósito de Alimentar e Abastecer o Mundo?”.

“Cenário para o Agronegócio Global e Brasileiro em 2024/2025” é o tema da palestra de Carlos Cogo, sócio-diretor de Consultoria Cogo Inteligência em Agronegócio. De acordo com o consultor, diante de um ano desafiador para o agronegócio em relação a mercado, clima, legislação e várias outras vertentes, é fundamental analisar “como o Brasil se inseriu no agronegócio global de maneira correta conquistando títulos importantes na liderança de produção e exportação de várias commodities importantes e, como consequência, o quanto isso criou para nós grandes desafios internos além do que enfrentamos em relação à volatilidade de preços e clima. Vamos avaliar o futuro, saber quais culturas serão mais demandadas e como o Brasil conseguirá se manter como líder e enfrentar gargalos imediatos como a limitação da capacidade estática de armazenagem, frotas de máquinas agrícolas sucateadas, portos insuficientes para escoar, falta de investimentos em irrigação, poucos recursos para seguro rural, conectividade e muito mais”.

A programação do Congresso Andav em 2024 também traz como destaque a palestra internacional com Daren Coppock, presidente & CEO da Agricultural Retailers Association (EUA), que é a associação que representa os distribuidores norte-americanos. Ele apresentará como funciona atualmente o “Mercado Agro nos Estados Unidos e a Distribuição de Insumos”, mostrando a importância da relação dos Estados Unidos com o Brasil e de que forma pode ser a cooperação entre o setor da distribuição do agronegócio nos dois países. O palco do Congresso Andav receberá, ainda, o ex-Ministro da Economia, Paulo Guedes, o escritor e filósofo Luiz Felipe Pondé, entre vários outros especialistas e representantes do segmento no País.

As plenárias acontecerão nos três dias, sendo: dia 6, das 10h às 17h10; dia 7, das 9h às 17h; e dia 8 das 9h às 16h.

Exposição

Com quatro pavilhões e mais de 24 mil metros quadrados de exposição, a 13ª edição do evento traz ainda mais espaço para novas tendências, tecnologias e conexões, com a participação de 250 marcas expositoras e expectativa recorde de 13,5 mil participantes. Na edição de 2023, foram 220 marcas e 12 mil congressistas. O Congresso Andav faz parte do calendário oficial de eventos do agronegócio e é uma realização da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav), organizado pela Zest Eventos. 

A visitação à exposição também é diferenciada: dia 6, das 9h às 22h, sendo que o credenciamento é encerrado às 20h; dia 7, das 8h às 22h, com o credenciamento podendo ser feito até às 20h; e no dia 8, a exposição acontecerá das 8h às 18h, com credenciamento sendo aceito até às 16h.

Mais informações: https://eventosandav.com.br/