AveSui – Programação técnica focada em temas estratégicos reuniu mais de 600 participantes

Temas estratégicos, tais como bem-estar, energias renováveis como o biogás, tecnologias digitais no campo e fazendas inteligentes, permearam os debates e as apresentações do 6º Congresso Brasileiro de Zootecnia de Precisão e 19º Seminário Técnico Científico de Aves e Suínos, realizados em paralelo à AveSui América Latina 2022, em Medianeira (PR), congregando mais de 600 participantes em formato híbrido, com palestrantes e congressistas on-line e presencialmente.

A programação técnica reuniu produtores, acadêmicos, docentes, pesquisadores, veterinários, zootecnistas, engenheiros agrícolas, agrônomos, técnicos agrícolas e de biossistemas, para discutir todas as tecnologias relacionadas a zootecnia de precisão e as suas aplicações práticas para o produtor.  

No primeiro dia de evento, o destaque foi o 6º Congresso Brasileiro de Zootecnia de Precisão, que sob a coordenação do Dr. Prof. Dr. Iran José Oliveira da Silva do Nupea da Esalq/USP abordou os sistemas inteligentes na produção de aves e suínos, trazendo tecnologias disruptivas e novas concepções de instalações.

O Congresso Brasileiro de Zootecnia de Precisão debateu a incorporação das tecnologias digitais no campo, as chamadas “Smart Farms” ou Fazendas Inteligentes. Com uma série de palestras e debates, foi apresentado como o uso da Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Cloud e outros irão impactar a forma de produzir no futuro. O uso de sensores, câmeras e microfones dentro dos galpões irão possibilitar a captação de vocalizações, condições térmicas e de comportamento dos animais, permitindo uma rápida tomada de decisão pelo próprio sistema ou fornecendo dados para uma ação mais assertiva do produtor ou agroindústria.

No dia 27 teve início o 19º Seminário Técnico Científico de aves e suínos trazendo painéis sobre nutrição animal sob a coordenação do Dr. Everton Krabbe – chefe Geral da Embrapa Suínos e Aves; e Bem-estar animal e produção sustentável coordenado pelos pesquisadores da Embrapa Suínos e Aves, Dra. Helenice Mazzucco e Dr. Paulo Abreu. Nesse mesmo dia, a Brasilit Isover promoveu um debate sobre a importância do investimento em ambiência em aviários. A empresa trouxe questões relacionadas à ambiência que são fundamentais para se obter melhores ganhos produtivos e financeiros, além de atender a diversos aspectos de bem-estar animal.

A programação continuou em 28 de abril, com o painel de Biogás, coordenado por Rafael González – diretor-presidente do CIBiogás, e o painel de sanidade coordenado por Manoel Marcio Chaves – engenheiro agrônomo da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento – SEA.

Com relação ao biogás, os temas debatidos envolveram, além de dados atualizados do setor, o Biogás como vetor de descarbonização do agronegócio, com Urbano Inacio Frey, diretor 2º vice-presidente da Cooperativa Lar; Viabilidade de plantas de biogás a partir de dejetos da suinocultura, apresentado por Mauricio Penteado, engenheiro Ambiental; e Como gerar energia a partir do Biogás, a cargo de Péricles Pinheiro, diretor de Desenvolvimento de Negócios CHP.

Já o painel de sanidade, também tratou dos Riscos Sanitários para Suinocultura, enfocados por  João Humberto Teotonio de Castro, coordenador de Sanidade dos Suínos da Adapar; e das Boas Práticas para Prevenção do Sêneca Vírus, sob a responsabilidade de Rafael Gonçalves Dias, gerente de Saúde Animal da Adapar.

A AveSui ocorreu no maior polo produtor de proteína animal da América Latina, o oeste paranaense, onde estão a presentes algumas das principais cooperativas brasileiras de proteína animal, além de uma localização privilegiada, nas proximidade do oeste de Santa Catarina e do norte do Rio Grande do Sul, além da proximidade à fronteira com Argentina e Paraguai, importantes produtores de grãos, assim como todo o Centro-Oeste, especialmente o Mato Grosso do Sul.

Com um ambiente focado em negócios, a feira é realizada desde 2002 e se constitui o principal evento do setor de proteína animal da América Latina.

GestAgro 360° é apoio de mídia do evento.

Foto: Divulgação