Previsão para safra de café e novo nutriente desenvolvido no Brasil: notícias selecionadas para o Café em foco

Estimativa da Embrapa Café, Observatório do Café e Consórcio Pesquisa Café para a atual safra e o lançamento pela ICL América do Sul do Nutriduo, um composto para nutrição de plantas, desenvolvido no Centro de Inovação da empresa, em Iracemápolis (SP), assim como no campus da Universidade Federal de Lavras (UFLA), da Unipam e em áreas agrícolas de produtores parceiros. Esses foram os destaques da jornalista Katia Penteado, idealizadora e editora do GestAgro 360°, no programa Café em foco de 10 de setembro.

O estudo realizado em conjunto por Embrapa Café, Observatório do Café e Consórcio Pesquisa Café ainda sofrerá ajustes no decorrer do ano, mas prevê que a área em produção dos Cafés do Brasil, neste ano de 2021, incluindo as espécies de café arábica e de café conilon, abrange 1,82 milhão de hectares. Do total dessa área, 1,45 milhão de hectares são cultivados com café arábica e 375,99 mil de conilon.

Neste contexto das áreas em produção, das duas espécies de café, verifica-se que os números da safra de 2021, numa comparação com a safra de 2020, cuja área foi de 1,88 milhão de hectares, representam uma redução percentual média de 3,2%. No caso específico da área em produção de café arábica, constata-se que na safra 2020 a área foi de 1,51 milhão de hectares, o que representa um decréscimo de 4,3% em produção neste ano. Entretanto, convém destacar que a área do café conilon, que em 2020 foi de 369,04 mil hectares, apresentou aumento de 1,9% em 2021.

Já o Nutriduo é uma tecnologia duplamente qualificada da ICL América do Sul, líder em nutrição vegetal especializada no Brasil, que reduz estresses oxidativos e promove a biofortificação da cultura da soja. O novo produto chega ao mercado em outubro. Resultado da aplicação de soluções inovadoras, o Nutriduo traz em sua composição selênio (Se), zinco (Zn) e magnésio (Mg), entre outros nutrientes importantes, com reflexos positivos no desempenho das culturas e na qualidade de vida das pessoas.

O programa Café em foco, da jornalista Valéria Vilela, é veiculado em 50 rádios, TV, sites, revista e jornais no Sul de Minas. Ele tem como pauta central informações da região e cotação do café.