Fertilizantes orgânicos compostos são foco de campanha educativa

Difundir, por meio de uma série de vídeos, os fertilizantes especiais produzidos pelas empresas do setor. Esse é o objetivo de campanha educativa lançada pela Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal (Abisolo).

O primeiro da série trata da importância e da contribuição dos fertilizantes orgânicos compostos para a melhoria das características químicas, físicas e biológicas do solo, assim como para o desenvolvimento das plantas e o consequente aumento da produtividade nas lavouras brasileiras visando ao fornecimento de alimentos para uma população mundial próxima a 10 bilhões de pessoas em 2050.

Com visual dinâmico e linguagem acessível, o vídeo lembra que a matéria orgânica presente nesse grupo de fertilizantes contribui para o aumento da porosidade e capacidade de retenção de água no solo, auxiliando o processo de difusão de oxigênio para as raízes, reduzindo assim a perda de importantes nutrientes.

Como são produtos vivos, tais fertilizantes introduzem microrganismos benéficos ao solo, que além de aumentar a eficiência do processo nutricional, podem contribuir para inibir a ação de outros microrganismos prejudiciais à planta. Em relação aos diversos efeitos químicos, o vídeo demonstra que esses fertilizantes contêm, inclusive, substâncias húmicas, que auxiliam na redução da fixação do fósforo no solo, aumentando as possibilidades para as plantas. As várias formulações da composição desses insumos ajudam também no fornecimento de nutrientes essenciais para o melhor desenvolvimento das plantas, como zinco, cálcio, manganês, potássio etc.

Ao fazer uso das boas práticas, o agricultor favorece a fertilização eficiente que, aliada a um solo estruturado e biologicamente ativo, favorece o máximo potencial genético das plantas e, em consequência, maior produtividade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui