Monitoramento permite acompanhar produtividade e bem-estar dos animais, reduzindo o estresse

Um animal, fora de seu habitat, usualmente passa por situações de estresse que podem ocasionar alterações de ruminação, afetando a produção leiteira. Pensando em acompanhar o desempenho de 18 vacas da que participaram do concurso leiteiro da raça holandesa, a Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando) – promotora da premiação realizada durante a Expointer 2021, em Esteio (RS), mais especificamente entre 5 e 8 de setembro – decidiu pelo monitoramento da ruminação desses animais.

A escolha recaiu sobre a solução da Allflex Livestock Intelligence, empresa que está entre as principais em âmbito global, nos quesitos design, desenvolvimento, fabricação e entrega de soluções para identificação, monitoramento e rastreabilidade de animais.

Segundo a médica-veterinária Marjana Traesel, coordenadora de Território MSD Saúde Animal Intelligence – detentora da marca Allflex -, o monitoramento da ruminação é um suporte muito efetivo para as vacas do torneio, pois é por meio dele que é possível analisar a ruminação em tempo real, auxiliando a detecção precoce de alterações que possam impactar na produtividade e no bem-estar dos animais.

“Num ambiente de feira é possível que essas vacas passem por estresse, devido à mudança do local e também em razão da movimentação de pessoas. Nesse aspecto, o colar permite detectar essas alterações rapidamente, alertando os produtores para que possam tomar atitudes que garantam o bem-estar e a produtividade das vacas”, detalha Traesel.

O estresse também é uma preocupação do técnico agropecuário e preparador de vacas, Gilberto Cunha. “Acho muito interessante o monitoramento para as vacas que estão concorrendo no Torneio Leiteiro. Elas vêm de casa, têm uma mudança de rotina e o movimento de gente que pode estressá-las. O primeiro sintoma que ela apresenta de qualquer estresse é parar a ruminação, portanto, para quem é criador, ter esse monitoramento é extremamente importante. Com o colar, sabemos em tempo real como está a vaca”.

“O colar me auxiliou a detectar uma leve alteração na ruminação da vaca, que pude corrigir a tempo para que ela tivesse um ótimo desempenho no concurso leiteiro”, comenta o produtor Fernando Mocellin, da Granja Cichelero.

O médico-veterinário e expositor, Ivan Rodrigues, destaca que o colar de monitoramento tem sido usado e indicado nas propriedades leiteiras em que ele presta assessoria. “Com certeza o monitoramento tem ajudado os nossos produtores a obterem índices muito positivos, tanto na nutrição, auxiliando tanto no manejo da dieta quanto na reprodução, identificando o momento exato do cio e ajudando para que ele tenha mais efetividade no momento de inseminação”.

Durante o concurso essas 18 vacas passaram por cinco ordenhas, com intervalo de oito horas entre cada uma. Os animais participantes não podem ser estimulados de nenhuma forma e só fazem ingestão voluntária de feno e ração durante as 24 horas do torneio. Ao final da atividade, foi realizado o tradicional banho de leite, com os produtores vencedores.

Fotos: Divulgação