ESPECIAL – Projeto de empresa agrícola levará conectividade a área de plantio superior a 450 mil ha até 2021

O ano de 2021 vai marcar a chegada da conexão a todas as 16 unidades produtivas da SLC Agrícola, distribuídas em seis Estados. Iniciado em 2019, até 2020 foram conectadas sete fazendas. Quando finalizado, projeto de conectividade estará atendendo área de plantio superior a 450 mil hectares, resultado, na safra 2019-2020 de 25,5 mil ha de algodão, 235,4 mil ha de soja, 83mil ha de milho e 5, 2 mil ha de outras culturas.

Como explica João Aranda – coordenador de Serviços e Tecnologia da Informação na SLC Agrícola – o projeto de conectividade vai além da conexão das máquinas, pois “insere todo o site, levando a integração para todo o entorno das sedes. Os próprios trabalhadores das fazendas são beneficiados, assim como a cadeia de lojista, caminhoneiros”.

O custo de implantação da infraestrutura é compartilhado entre a SLC Agrícola e a operadora. A torre de telecomunicações, por exemplo, é da SLC devido a ser necessária para outros processos no campo, com aplicação de tecnologias como radioamador e de RTK, sinal diferenciado de satélite utilizado para orientar as máquinas no piloto automático, ampliando a precisão e as opções de plantio e pulverização. Aranda ressalta que as parcerias são fechadas projeto a projeto: “Somos agnósticos em relação a operadora. Nossa exigência é a tecnologia 4G – banda 700 Mhz”.

Ronei Sana, coordenador de Agricultura Digital da SLC Agrícola, informa que, para gerir o sistema, foi criado o Centro de Inteligência Agrícola (CIA) na sede da fazendo, que responde por monitoramento e apontamentos em aplicativos, e na matriz, eno Rio Grande do Sul. “Os ganhos mensurados de utilização da agricultura digital no primeiro ano envolveu redução de 2% dos custos de produção e de defensivos agrícolas”, comemora.

A digitalização da agricultura nas fazendas também possibilitou diversas melhorias, como o uso de sensores embarcados em máquinas agrícolas voltados à aplicação localizada de defensivos agrícolas, reduzindo perdas; o acompanhamento das pulverizações aéreas de defensivos e fertilizantes, aumentando a eficácia das aplicações; a adoção de um sistema de monitoramento por drones, que localiza e informa a quantidade de plantas daninhas nas lavouras; e a aplicação de uma plataforma de monitoramento georreferenciado que cria mapas de níveis de infestação de pragas e doenças.

Desde 2019, a empresa também reforçou a utilização de um sistema de inteligência artificial, desenvolvido exclusivamente para a SLC Agrícola, capaz de realizar o cruzamento das informações e auxiliar na determinação dos melhores tipos de sementes para cada área de cultivo. Por meio dos resultados levantados nos ensaios na safra 2018/2019, foi possível alcançar a produtividade de 102 sacas/hectare de soja na Fazenda Planalto, em Costa Rica (MS), e produtividade no algodão acima de 450 arrobas/hectare na Fazenda Paiaguás, em Diamantino (MT), mesmo em condições de segunda safra, em que o potencial é mais limitado do que uma condição de primeira safra.

O investimento em tecnologia também compreende o Programa de Capacitação para Agricultura 4.0, que é voltado para a qualificação dos operadores agrícolas em novas tecnologias, para dar suporte ao crescimento da companhia com inovação e digitalização da agricultura. O programa disponibiliza conteúdos atualizados como a condução de drones, realidade virtual, inteligência artificial e tecnologia de agricultura de precisão. Em 2019, foram 8.350 horas de treinamento e em 2020, a SLC Agrícola está ampliando o programa para os colaboradores agroindustriais e de beneficiamento do algodão.


Premiação – A SLC Agrícola foi agraciada com premiações que reforçam as políticas de Gestões de Pessoas e iniciativas em Recursos Humanos da companhia: o selo Lugares Incríveis Para Trabalhar, da Fundação Instituto de Administração (FIA) e o Valor Carreira – As Melhores na Gestão de Pessoas, do jornal Valor Econômico, em parceria com a Mercer. Além disso, pela terceira vez que a companhia foi ranqueada no Valor Carreira e já obteve destaque nesta primeira edição do ranking “Lugares Incríveis para Trabalhar”. Esse ano, a empresa conquistou, ainda, o Great Place To Work Nacional.]

Foto: Divulgação