MundoGEO Connect 2021: em cinco dias, mais de 3 mil participantes

O evento MundoGEO Connect 2021 aconteceu de 16 a 20 de agosto no formato 100% online com inscrições gratuitas e emissão de certificado, contando com muito conteúdo, networking e negócios no setor de Geotecnologias.

O evento foi dividido em cinco dias temáticos. No primeiro dia foi apresentado como as plataformas geográficas estão apoiando as decisões nacionais, estaduais e municipais no combate à Covid-19 e como este legado será mantido para monitorar a saúde da população de uma forma mais ampla.

Já no segundo dia, foi amplamente discutido como está sendo feito o monitoramento do desmatamento e queimadas no Brasil, bem como a identificação e punição das atividades ilegais. O terceiro dia foi voltado ao tema da captura da realidade usando sensores embarcados em satélites, aviões, drones e plataformas terrestres fixas e móveis, com destaque para os sistemas Lidar.

Por sua vez, no quarto dia o tema foi processamento das informações utilizando Inteligência Artificial e Machine/Deep Learning, enquanto no quinto e último dia o foco foi a incorporação dos conceitos de Ciência de Dados e Big Data nas análises geográficas para tomada de dados em múltiplas aplicações.

Os participantes tiveram como origem mais de 500 cidades, distribuídas pelas regiões Norte (6%), Nordeste (16%), Centro Oeste (15%), Sudeste (42%) e Sul (16%), enquanto 5% vieram de outros países.

Além dos painéis, nos dois primeiros dias do evento aconteceram as mostras tecnológicas das empresas mantenedoras. O evento contou com os seguintes patrocinadores:

  • Ouro: Maxar, Leica/Hexagon, CPE, Globalgeo, Super Importadora, Globaldrones
  • Prata: Head Aerospace, Visiona, Fototerra, Horus, Techgeo
  • Bronze: Santiago & Cintra, XMobots, Pix4D, Topocart, AL Drones, Speedbird.aero, Tecnosat, Geneq, Clickgeo, OCA Drones
  • Apoio Institucional: ANAC, DECEA, DSG, IBGE, IEAv, INPE, MD, AEB
  • Apoio de Divulgação: GestAgro 360°, Instituto de Engenharia, IBAPE, AsBraAP, SIMDE, Portal Topografia