DESTAQUE – Agricultura digital favorece contratação de seguro agrícola, garante especialista

Fechar 2020 com o triplo da carteira de seguro subvencionado – Plano Safra – em relação a 2019, ano em que deu início a operação com essa modalidade, expandindo a operação de São Paulo e Paraná para Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. Essa meta da Sompo Seguros – empresa que se situa entre as principais marcas do mercado em seguros agrícola e de equipamentos – soma-se a um plano mais abrangente.

A estratégia em execução contemplou, por exemplo, o lançamento de produtos específicos e a definição de planejamento para novos produtos e culturas. “Em 2021, a intenção é entrar em café e cana; e, em 2022, floresta e pecuária, contemplado todos os produtos para o produtor rural porteira a dentro. Faltará apenas o aquícola porque o mercado ainda é incipiente”, especifica Marcio Martinati, superintendente de Agronegócio da Sompo Seguros.

A base do desenvolvimento de produtos, como explica Martinati, é a plataforma global AgriSompo, focada em seguros agrícolas, além de contar com equipe de agrônomos para atender a mercado que movimenta cerca de R$ 2 bilhões em prêmios e tem Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo entre os estados que mais contratam seguro agrícola.

Contribuiu para essa evolução a digitalização da agricultura, pois, “como está mais baseada em dados, hoje o produtor sabe que o seguro existe e tem maior percepção do risco e, espontaneamente, procura a seguradora. Além disso, com as mudanças climáticas há seca e granizo mais severos e frequentes”. Outro ponto destacado pelo executivo tem relação com alteração na visão do produtor rural: “Antes, seguro era custo, hoje é proteção do capital investidor. Por isso, quem mais compra são o pequeno e o médio agricultores, entre 50 ha e 70 ha por o grande produtor tem o risco pulverizado e proteção de preço do mercado financeiro”.

“Hoje o preço é decisivo. O diferencial está com os serviços e as ferramentas digitais capazes de agilizar desde a contratação até o pagamento do sinistro”, frisa Martinati, falando sobre a maior competitividade entre as seguradoras em um mercado que vem crescendo safra a safra, exigindo criatividade e precisão de cálculo.

Entre as novidades, o superintendente de Agronegócio cita Sompo Agrícola Custeio e Sompo Agrícola Produtividade, soluções que indenizam o produtor rural contra perdas nas plantações de diferentes culturas em decorrência de fenômenos climáticos. “Além de ser um meio de proteger o investimento feito na lavoura, os novos seguros agrícolas da Sompo também são instrumentos que contribuem com a gestão financeira dos empreendimentos rurais de todos os portes. Esses produtos evitam prejuízos no campo, trazem mais possibilidades de bons negócios para o produtor rural, gerando estabilidade financeira e contribuindo com a permanência das famílias no campo”, destaca.

Enquanto o Sompo Agrícola Custeio indeniza ao produtor o valor investido em sementes, defensivos, fertilizantes e outros recursos utilizados no plantio e condução da plantação; caso a produção seja afetada por alguma condição adversa de clima; o Sompo Agrícola Produtividade indeniza o agricultor quando intempéries climáticas ocasionarem queda de produtividade da lavoura segurada, com a perda sendo calculada quando a produtividade colhida pelo produtor rural for menor que a produtividade contratada pelo segurado.

Detalhe destacado por Martinati é a possibilidade de escolha pelo produtor dos eventos climáticos que deseja contratar. Dentre eles estão: incêndio, raio, tromba d’água, chuvas em excesso, geada, granizo, ventos, seca, entre outras. O produtor tem ainda a opção de contratar a cobertura adicional de não germinação, que indeniza o agricultor caso as sementes não germinarem por algum problema no clima.

Entre os produtos tradicionais da seguradora voltados ao mercado agrícola, estão os seguros de Máquinas e Implementos Agrícolas,  A essas soluções somam-se produtos com mais de dez anos de vida, nos ramos de Benfeitorias (quando o bem é de propriedade do segurado) e Penhor Rural (quando o bem é financiado ou dado em garantia a uma instituição financeira).

Inovação – A área de Inovação da Sompo foi criada em 2017, quando foi desenvolvido um canal para que ideias de colaboradores pudessem ser convertidas em projetos que tivessem como objetivo criar oportunidades de negócios ou melhorar a experiência do cliente junto à seguradora. A priorização dessas ideias é definida por meio de uma plataforma que utiliza Inteligência Artificial. Essa ferramenta também é utilizada para apoiar no recrutamento dos agentes de inovação, que são os responsáveis por difundir a cultura e desenvolver projetos, logo depois de passarem por um treinamento específico para essa finalidade.

Entre as soluções desenvolvidas está a Minha Inspeção, plataforma que realiza inspeções em Máquinas & Implementos Agrícolas para Gerenciamento de Risco por meio de imagens associadas à geolocalização, em que também está embarcada Inteligência Artificial. Por meio da ferramenta, o proprietário ou corretor de seguros efetua a inspeção digitalmente e encaminha as imagens para a Sompo. Além de melhorar a experiência do usuário e ser uma enorme facilidade para o cliente, todo o processo é feito de maneira digital e com Inteligência Artificial, por meio de um processo automatizado, seguro e rápido.

Internacionalmente, a Sompo conta com o Sompo Digital Lab, que são laboratórios digitais distribuídos pelos principais polos de inovação do mundo, tais como Silicon Valey (EUA), Tell Aviv (Israel), Tokio (Japão), além das áreas de Inovação das demais subsidiárias da Sompo Holdings pelo mundo.