Até 2025, plataforma eletrônica espera responder por 20% do mercado de insumos

Com 600 serviços disponibilizados no menu – incluindo agronômicos e de gestão – e 750 produtos agropecuários, computando cerca de 8 mil resgastes todo mês, a Orbia espera que, em até cinco anos, entre 7% e 20% do mercado seja convertido via plataforma eletrônica. Essas informações, como explica Ivan Moreno, CEO da Orbia, consideram um mercado de químicos e sementes de cerca de R$ 105 bilhões.

Definida por Moreno como plataforma de tudo do Agronegócio, a Orbia foi criada em junho de 2019, como joint-venture da Bayer com a Bravium. A meta inicial era transformar o programa de fidelidade por coalização da Bayer, mas, rapidamente agregou a Boehringer Ingelheim e os cartões do Sicredi, instituição financeira cooperativa que também oferta crédito via plataforma. Hoje, a empresa conta com 160 distribuidores de insumo, respondendo por cerca de 17% de todo o mercado de defensivos e fertilizantes, fazendo a venda para o produtor rural via cooperativas, e, em parceria com a Bunge, pode vender commodities em ambiente totalmente digital.

“A Orbia tem o maior programa de fidelidade do agronegócio brasileiro, contando com aproximadamente 170 mil usuários cadastrados, tanto agricultores quanto pecuaristas, e parceiros que são líderes em seus segmentos. A empresa vem se consolidando como o maior e principal marketplace agrícola do País”, reforla Moreno frisando que a parceria com a Bunge, iniciada em 2020, “abre caminhos para um formato inédito de originar grãos, tornando-se a primeira trading no Brasil a realizar essa operação”.

Imagem de capa de wallsheaven.com