Intoxicação resultado da ingestão de aflatoxina (AFLA) em rações contaminadas afeta toda a produção e causa necrose aguda, cirrose e carcinoma de fígado em diversos animais. O Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo alerta que nenhuma espécie animal é resistente aos efeitos dessa toxina.
A AFLA se constitui contaminação produzida por cepas dos fungos Aspergillus flavus e A. parasiticus, que infectam inúmeras produções de grãos, incluindo o milho.
Na busca por soluções, muitos investimentos são realizados. Entre as indústrias de insumos que se dedicam à pesquisa de soluções, está a Yes, que, em parceria com o Laboratório de Avicultura (LAVIC) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), desenvolveu uma pesquisa com a adição do Yes-Fix, um adsorvente de micotoxinas, na dieta de frangos de corte.
Durante o experimento foram utilizados 600 pintos de corte de 1 dia de idade, machos, da linhagem Cobb, provenientes do incubatório da Cooperativa Languiru, no Rio Grande do Sul, com peso inicial médio de 47,50 g. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com 6 tratamentos, 10 repetições com 10 aves por unidade experimental. Os seguintes tratamentos foram testados: T1- tratamento controle, sem Yes-Fix ou AFLA, T2 – 3 ppm de AFLA, sem adição de Yes-Fix, T3: sem adição de AFLA + 0,1% Yes Fix, T4 – 3ppm de AFLA = 0,1% de Yes-Fix, T5: sem AFLA + 0,3% YeS FIX e T6 – 3ppm de AFLA + 0,3% de Yes-Fix.
Resultados
As aves do tratamento submetidas apenas à adição de aflatoxina apresentaram prejuízo no desempenho. Já a inclusão do Yes-Fix na dieta não prejudicou o desempenho dos frangos. Comparando os dois tratamentos que contém Yes-Fix sem a adição de aflatoxina com o tratamento controle não foram observados efeitos nos parâmetros de desempenho, evidenciando que não houve adsorção de nutrientes importantes da dieta pelo Yes-Fix.
Em um terceiro cenário, no qual foram incluídos 0,3% de YES-FIX na dieta das aves intoxicadas com aflatoxina, observou-se aumento do consumo e do ganho de peso das aves suplementadas com o aditivo.
Conclui-se que a aflatoxina foi prejudicial ao desempenho das aves e, quando houve a suplementação da dieta com Yes FIX, houve melhora nos parâmetros zootécnicos avaliados, sugerindo adsorção das micotoxinas presentes na dieta.
Solução biotecnológica
O Yes-Fix é um adsorvente de micotoxinas composto por 1,3 e 1,6 β-glucanos fosforilados ativos extraídos da parede celular da levedura Saccharomyces cerevisiae, bentonita policatiônica, carvão vegetal ativado e selênio orgânico. A solução atua como imunomodulador estimulando a ação de macrófagos e as atividades fagocitárias, aumentando a resistência diante de desafios bacterianos, virais e fúngicos.
O produto também age na proteção da mucosa epitelial e possui propriedades de adsorção de toxinas bacterianas e fúngicas, melhorando a saúde intestinal da ave.