APP permite cálculo da densidade de semeadura pelo celular

Aplicativo gratuito da Biotrigo Genética permite ao produtor rural estimar a quantidade de sementes de trigo necessárias para semear sua área de trigo, soja e milho por metro linear ou em kg/hectare. O aplicativo leva em conta o PMS (peso de mil sementes).

Para fazer o cálculo, o agricultor insere no aplicativo algumas informações contidas no lote de sementes, como a germinação, peso de mil sementes e população final desejada.

O engenheiro agrônomo e gerente comercial regional norte da Biotrigo Genética, Bruno Alves explica que o resultado do cálculo auxilia no momento da compra das sementes. “A utilização dessas informações ajudará o agricultor a adquirir a quantidade necessária de sementes que irão ao chão buscando uma população adequada e assim obter o máximo potencial produtivo da cultivar utilizada. Tomamos como exemplo um stand com alta população de plantas, fator que pode ser motivador de efeitos negativos como acamamento e, em alguns casos, manutenção excessiva de umidade, o que pode favorecer o aparecimento de enfermidades”. As informações, como PMS, peso e germinação são fornecidas pelo multiplicador de sementes e devem constar no lote da semente adquirida.

Nesta safra de trigo especialmente a atenção deve ser redobrada, conforme explica Alves. “O produtor vai adquirir sementes produzidas na safra passada onde tivemos realidades diferentes. No Paraná, a safra teve períodos de seca e em algumas regiões do Rio Grande do Sul, tiveram excesso de chuvas no final do ciclo. Com isso, o peso das sementes produzidas poderá ser menor em alguns casos específicos”, informa e ressalta a importância de saber as características da semente a ser adquirida e a sua procedência: “Adquirindo sementes certificadas o produtor terá certeza das informações que estão no lote e, com isso, o cálculo da quantidade de sementes será mais efetivo e o estabelecimento de densidade de plantas nas lavouras será o adequado”.

Calculadora

Para auxiliar o produtor a não errar no cálculo, a Biotrigo Genética desenvolveu uma calculadora gratuita. A partir das informações contidas no lote sobre a germinação, vigor e peso das sementes, o aplicativo faz a estimativa de densidade de semeadura por metro linear. “Uma grande vantagem é um maior controle no custo de sua produção, aumentando a garantia de sucesso do plantio do trigo, reduzindo prejuízos financeiros e evitando retrabalho”, finaliza Alves.

O app Biotrigo Genética conta ainda com outras informações úteis ao agricultor através dos menus de notícias, doenças comuns no trigo, classificação e características de cultivares. O aplicativo é gratuito e pode ser baixado nas lojas virtuais do Google (para usuários da plataforma Android) e da Apple (da plataforma IOS).

Foto: Divulgação Biotrigo/Diogo Zanatta