Contribuindo para o melhoramento genético do rebanho bovino brasileiro, a Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP) disponibiliza a edição de maio de 2020 de seu Sumário de Touros das Raças Nelore, Guzerá, Brahman e Tabapuã.
Lançada oficialmente em 13 de maio, durante live, na avaliação a ANCP utilizou sua base de dados, que reúne aproximadamente 3,6 milhões de animais, com 11,9 milhões de medidas de pesos corporais e 2,3 milhões de perímetros escrotais. Além disso, também foi utilizado o método de Single Step Genômico (ssGBLUP) para a avaliação das raças Nelore e Guzerá.
A publicação inclui tabelas com os índices dos melhores animais para as diferentes características avaliadas pela ANCP, como as DEPs para fertilidade e precocidade de fêmeas e machos, além de habilidade maternal, ganho em peso, stayability, qualidade da carcaça e carne, eficiência alimentar e aspectos morfológicos.
Além das DEPs de características econômicas, a entidade também disponibiliza o sumário geral de touros, apresentando os animais classificados pelo índice MGTe (Mérito Genético Total Econômico) e a tabela de classificação de machos jovens para as raças Nelore, Guzerá, Brahman e Tabapuã.
Outro destaque do sumário é a tabela classificatória com os 80 melhores animais que participaram das edições anteriores da Reprodução Programada, de acordo com o índice MGTe de cada um. Em 2020, a RP completa 25 anos.
O Sumário de Touros das Raças Nelore, Guzerá, Brahman e Tabapuã – edição de maio de 2020 está disponível clicando aqui.