Campanhas criativas fortalecem a imagem de atividades e tornam-se cases de sucesso, com marketing positivo e responsável. É o caso de Got Milk e Avocados From Mexico, ambas dos Estados Unidos, e Sou de Algodão, iniciativa da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão, temas centrais do painel “Agregar Valor aos Produtos para Fortalecer os Produtores e o Agro”, do 14º Congresso Brasileiro de Marketing e Agro, no dia 14 de setembro, das 8h às 18h, no Blue Tree Transatlântico – Av. Cecilia Lothemberg, 130, em São Paulo (SP).
Stephen James, diretor do projeto Got Milk, da Associação dos Produtores de Leite da Califórnia (EUA), contará a história desta campanha longeva, veiculada desde 1993 e que aumentou muito o consumo de leite, sendo reconhecida como a maior campanha de um commodity em todo o mundo. Para isso, usou a inesquecível marca do leite na parte superior da boca e utilizou personagens de diferentes áreas. Simples e objetivamente.
‘Avocados From Mexico’ é um tradicional anunciante do Super Bowl norte-americano, em que o comercial de TV custa em torno de US$ 5,5 milhões (cerca de R$ 29 milhões). Ivonne Kinser, vice-presidente de marketing da campanha, contará no Congresso detalhes do projeto de comunicação e de propaganda que levou essa marca a um patamar tão elevado a ponto de que 8 em cada 10 avocados comercializados nos EUA são importados do México.
O movimento Sou de Algodão, produção brasileira, também é um case de sucesso. A gestora Silmara Ferraresi falará dessa iniciativa criada em 2016 para estimular a moda responsável e que ajudou a transformar o Brasil no maior fornecedor de algodão responsável do mundo.
O painel terá a mediação de Eduardo Spers, pós-doutor pela Wageningen University (Holanda) e doutor em administração de empresas pela Universidade de São Paulo (USP), além de professor titular da Universidade de São Paulo – campus Esalq e coordenador do Projeto de Marketing MarkEsalq.
O 14º Congresso de Marketing do Agro ABMRA se propõe a trazer grandes insights e ideias para os profissionais que atuam no marketing, na comunicação, na publicidade, nos veículos de mídia e para os produtores. Para isso, a programação envolve um verdadeiro MBA composto por cinco painéis, com 20 especialistas que compartilharão estudos e experiências que ajudam a inspirar ideias inovadoras, além de palestras internacionais com cases que mudaram o marketing e a comunicação do Agro no mundo.