TOMATE – Uso de produtos enriquecidos em aminoácidos pode aumentar a produção e resultar em frutos de melhor qualidade

Produtores de hortifruti sabem que todas as culturas demandam cuidados específicos. Cada uma, ao seu modo, precisa de cuidados particulares e dependem de fatores externos para demonstrar todo seu potencial produtivo. Culturas como a do tomate exigem manejos ainda mais específicos, com maiores cuidados em sua condução, além de atenção especial ao controle de pragas e doenças para que o produtor possa atingir uma produção satisfatória ao final do ciclo.

Pensando nisso, a Ajinomoto Fertilizantes reuniu seus especialistas e listou sete benefícios dos aminoácidos para melhorar a saúde e produção da colheita de tomate a partir da utilização de produtos com aminoácidos em sua composição.

  1. Desenvolvimento de raízes – Aminoácidos como a arginina, presente no fertilizante AMINO® Arginine, possuem atuação direta no desenvolvimento do sistema radicular das plantas, o que resulta em um maior desenvolvimento de raízes. No caso da cultura de tomate, uma maior quantidade de raízes significa aumentar o aproveitamento da água de irrigação, suporte mecânico da planta, porte adequado, manutenção de produção de alguns compostos nas raízes e melhor eficiência na captação de nutrientes – benefícios que refletem diretamente no aumento da produtividade e qualidade da produção.
  2. Estresses térmicos e déficit hídrico – Aminoácidos como a prolina e a arginina estão diretamente ligados à redução do estresse causado pelos excessos de frio e calor, algo muito importante na manutenção da qualidade dos frutos da cultura do tomate, especialmente em épocas de temperaturas extremas.  Já a prolina está diretamente ligada à capacidade da planta em absorver água do solo, auxiliando em períodos de menor índice pluviométrico e na fase inicial de implementação da cultura do tomate, em que a capacidade de absorção de água das raízes é reduzida. 
  3. Benefícios ao solo – Além de benefícios às plantas, os produtos com aminoácidos em sua composição podem trazer também grandes ganhos ao manejo de solo. Isso se dá porque produtos com aminoácidos normalmente possuem mais de 6% de matéria orgânica (organominerais), o que estimula a fauna microbiológica, trazendo benefícios em relação às características químicas do solo. 
  4. Absorção de nutrientes – As plantas, assim como os animais, necessitam de diversos nutrientes para que seu crescimento seja forte e sadio. Por isso, cada lavoura deve ser enriquecida com aqueles elementos que se encontram em restrição de acordo com seu estado nutricional. Os aminoácidos atuam na eficiência da absorção e aproveitamento de nutrientes por parte da planta, garantindo mais mobilidade desses componentes benéficos em seu interior.
  5. Economia e eficiência – Optar por aminoácidos pode resultar ainda em benefícios ao bolso do consumidor final. Culturas bem nutridas têm maior resistência ao ataque de pagas e doenças, e há muitas evidências de que o uso de aminoácidos, em conjunto com fungicidas, melhora a eficiência no controle de patógenos. Esses benefícios podem ser revertidos em economia na aplicação de defensivos. Além disso, sua utilização está conectada à produção de frutos de melhor qualidade e aparência, maiores e mais coloridos, o que implica em um melhor valor de mercado.
  6. Fortalecimento no combate a pragas – Existe uma grande variedade de pragas que podem atacar esse tipo de cultivo, variando de acordo com a região do país. Mosca branca, ácaros, tripes, pulgões, lagartas e traças são somente algumas daquelas que trazem maior prejuízo aos produtores brasileiros. Produtos como AMINO® Plus auxiliam na nutrição e vigor das plantas, de modo que elas se tornam mais resistentes aos estresses provocados pelo ataque dos insetos, auxiliando assim no manejo e combate às pragas.
  7. Combate a doenças – As principais doenças que atingem as plantações de tomate no Brasil são as manchas bacterianas, fungos de solo, como rizhoctonia e fusarium, e fungos da parte aérea, como a pinta preta do tomateiro. Por terem uma ação direta no aumento do vigor, resistência a estresse e produção de compostos de defesa, os aminoácidos, quando utilizados em conjunto com fungicidas, auxiliam na redução da incidência e severidade dessas doenças.