Webinar A.B.E.L.H.A. debaterá o futuro da apicultura e sua integração com a agricultura

A necessidade de se conhecer melhor a apicultura no Brasil, o potencial de crescimento da atividade e a importância de integrar a criação de abelhas com a agricultura são alguns dos tópicos que serão debatidos na próxima conferência on-line da Associação Brasileira de Estudos das Abelhas (A.B.E.L.H.A.). O Webinar Atlas da Apicultura no Brasil será realizado no dia 25 de maio, às 17h, no Canal da A.B.E.L.H.A. no YouTube.

O webinar tem como tema principal a nova ferramenta digital desenvolvida pela A.B.E.L.H.A., o Atlas da Apicultura no Brasil. A plataforma de pesquisa, lançada em dezembro de 2021, consolida as principais informações disponíveis sobre a cadeia apícola do Brasil. O Atlas permite visualizar os dados de produção de mel e criação de abelhas em todo o território nacional. Além disso, permite observar a interação entre a atividade apícola e cultivos de interesse para a apicultura, como maçã, soja e laranja, além de vegetações como eucalipto, bracatinga e acácia negra. O Atlas pode ser acessado aqui.

A proposta do Webinar, porém, é ir além da apresentação da ferramenta digital e de suas funcionalidades. A intenção é debater o panorama atual do setor apícola do Brasil e os potenciais para alavancar e profissionalizar a atividade, além de integrá-la com a agricultura. A carência e a dificuldade de se obter informação do setor são fatores que impedem esse avanço.

O Webinar contará com a presença dos dois idealizadores do Atlas da Apicultura no Brasil, o engenheiro agrônomo Décio Luiz Gazzoni, da Embrapa Soja e membro do Comitê Científico da A.B.E.L.H.A., e o apicultor e zootecnista Heber Luiz Pereira, consultor da HP Agroconsultoria e do SENAR. Acompanham os dois no debate o engenheiro agrônomo Roberto Araújo, Gerente de Educação e Boas Práticas Agrícolas da CropLife Brasil. O Webinar será mediado por Ana Assad, diretora executiva da Associação.

“Nosso objetivo, tanto com o Atlas quanto com o webinar, é contribuir com informações qualificadas para subsidiar as tomadas de decisão que levem à profissionalização e a uma maior competitividade na criação de abelhas Apis mellifera no Brasil. Pretendemos também promover uma relação mais harmônica e produtiva entre a apicultura e a agricultura, já que sabemos que as abelhas colaboram com a produção de mais de 70% dos cultivos”, reforça Ana Assad, diretora executiva da A.B.E.L.H.A.

Para participar, é possível fazer a inscrição antecipada e receber na véspera do evento um e-mail com lembrete e o link da transmissão. Basta preencha o formulário aqui.

Pelo YouTube também é possível adicionar um lembrete no link da transmissão: aqui.
 

Temas e palestrantes

  • Plataforma Atlas da Apicultura no Brasil — Ferramenta para qualificar a tomada de decisão na criação de abelhas, na produção de alimentos e na conservação ambiental
    • Décio Gazzoni – Engenheiro Agrônomo – Pesquisador da Embrapa Soja e membro do Comitê Científico da A.B.E.L.H.A.
  • Panorama atual da apicultura e caminhos para tornar o setor apícola brasileiro mais forte e competitivo
    • Héber Pereira – Zootecnista – Apicultor e Consultor da HP Agroconsultoria
       
  • Abelhas como bioinsumo — Integração dos polinizadores no campo e benefícios para a produção agrícola e para o meio ambiente
    • Roberto Araújo – Engenheiro Agrônomo – Gerente de Educação e Boas Práticas Agrícolas da CropLife Brasil
  • Mediação – Ana Lúcia Assad – Diretora Executiva da A.B.E.L.H.A.

A Associação Brasileira de Estudos das Abelhas A.B.E.L.H.A. tem o objetivo de liderar a criação de uma rede em prol da conservação de abelhas e outros polinizadores. Sua missão é reunir, produzir e divulgar informações, com base científica, que visem à conservação da biodiversidade brasileira e à convivência harmônica e sustentável da agricultura com as abelhas e outros polinizadores.