ONG caracteriza avião agrícola como uma grande abelha para comemorar data mundial

A Organização de Proteção às Abelhas “Bee or not to be”, uma associação socioambientalista sediada em Ribeirão Preto (SP), com o apoio da agência 6P e de José Paulo Garcia, piloto de aviões agrícolas há mais de 40 anos, comemorou o Dia Mundial das Abelhas de forma especial: com o voo de um Air Tractor 402B especialmente caracterizado como uma abelha gigante, para chamar a atenção das práticas corretas de pulverização aérea, aquelas que levam em consideração a localização e as coordenadas de apiários e colmeias na natureza, evitando assim que as abelhas sejam atingidas pelos produtos dispersados nos voos e que podem prejudicar ou matar os insetos.

A meta também foi a de pulverizar na região uma causa que vem crescendo em todo planeta na última década: preservar a vida dos maiores e mais importantes polinizadores da Terra, responsáveis pela produção de boa parte dos alimentos.

Realizado a partir do aeródromo Santa Lydia, em Ribeirão Preto (SP), o voo teve início às 9 h. Tanto a decolagem quanto o pouso foram acompanhados presencialmente por cerca de 50 pessoas, entre produtores de mel, ativistas, professores, imprensa, autoridades, representantes de empresas agrícolas e convidados especiais, acompanharão a decolagem e pouso do avião-abelha. Já a população das cidades de Ribeirão Preto, Sertãozinho e Dumont, entre 9h e 9h30 poderá, pode ver ao longe e celebrar o voo em defesa dos maiores polinizadores do planeta.

Um vídeo com imagens do voo conscientizador será editado e viralizado pela internet com o objetivo de marcar a data e reforçar a urgência de se preservar as abelhas. “Estamos confiantes na repercussão positiva desta iniciativa simbólica em relação a algumas datas: estamos comemorando 10 anos da campanha ‘Sem abelhas, Sem alimentos’; cinco anos da ONG Bee or not to be e também cinco anos do Dia Mundial das Abelhas, instituído em 2018”, afirma Daniel Gonçalves, diretor da Bee or not to bee. Práticas agressivas e pouco conscientes na agricultura e o uso indiscriminado de produtos tóxicos e pesticidas estão entre as principais causas de desaparecimento das abelhas.

Vale lembrar que o sumiço das abelhas é um problema que já mobiliza agricultores, apicultores, meliponicultores e pesquisadores de várias partes do mundo e que passou a fazer parte das grandes discussões mundiais sobre a produção de alimentos. A importância das abelhas ultrapassa as atividades de produção dos subprodutos apícolas, como o mel, cera, própolis, geleia real e veneno.  As abelhas, com mais de 25 mil espécies no mundo, são os principais insetos polinizadores da natureza e exercem grande relevância nas atividades agrícolas pela polinização de mais de 70% das culturas agrícolas e de 85% das plantas com flores de nossa biodiversidade.

A Organização de Proteção às Abelhas “Bee or not to be” é uma associação socioambientalista sediada em Ribeirão Preto que reúne cientistas, professores, produtores de mel, empresários, agricultores, autoridades, militantes e defensores da causa. A ONG apoia e desenvolve ações para a defesa, elevação e manutenção da vida de todas as espécies de abelhas e do meio ambiente, em especial no Brasil e na América Latina, através das atividades de educação profissional e ambiental. Entre outras atividades, produz conteúdo para a rede municipal de ensino em Ribeirão Peto e criou o aplicativo Bee Alert para localizar e denunciar a morte e desaparecimento das abelhas. Mais informações no site www.semabelhasemalimento.com.br.