Resultados da 44ª Expointer e novidades apresentadas no evento estão no programa de 17 de setembro

Dando um giro pelo universo agro durante o Café em foco de 17 de setembro de 2021, a jornalista Katia Penteado – editora e idealizadora do GestAgro 360° – apresentou acontecimentos que foram destaque durante a 44ª Expointer, como o Agro฿onus, o monitoramento da ruminação das 18 vacas participantes do concurso leiteiro da raça holandesa e equipamento para embolsamento, com esteira lateral, para pequenos e médios pecuaristas.

A Expointer, um dos principais eventos latinoamericanos do agro brasileiro que, em sua 44ª edição, foi realizada em formato híbrido (presencial e on-line), de 4 a 12 de setembro, em Esteio (RS), e contabilizou faturamento de R$ 1,6 bilhão e um público de 66.657 visitantes presenciais. Também foram computadas 64 mil visualizações na plataforma on-line, de 25 diferentes países. E mais, foi a única feira agropecuária de grande porte a se realizar no país em 2021, mesmo com o volume de negócios e o número de visitantes situando-se em patamares muito inferiores aos de 2019, ano da última feira antes da pandemia.

A primeira novidade foi o lançamento pelo programa de fidelidade AgroVantagens do Agro฿onus, a primeira moeda digital do agronegócio, com cotação vinculada ao PIB do Agronegócio. 

Bem-estar animal também mereceu atenção da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando) pelo monitoramento da ruminação dos animais participantes do concurso leiteiro, com a finalidade de detectar alterações de ruminação decorrentes do estresse resultante da mudança de ambiente, que se refletem na queda da produção leiteira, na produtividade e no bem-estar dos animais. A solução escolhida foi a da Allflex, marca da MSD Saúde Animal Intelligence.

Outra novidade, foi o lançamento de equipamento para embolsamento, com esteira lateral, direcionado a pequenos e médios produtores e pecuaristas. Nesse desenvolvimento, apenas no ano passado, a Marcher investiu R$ 3,5 milhões em pesquisa e inovação.

Também foi feita chamada para matéria de Valéria Vilela publicado no GestAgro 360° sobre a importância dos cafés especiais.

O programa Café em foco, da jornalista Valéria Vilela, é veiculado em 50 rádios, TV, sites, revista e jornais no Sul de Minas. Ele tem como pauta central informações da região e cotação do café.