A importância dos cafés especiais

Em Muzambinho (MG), a propriedade de Suzana Santos e Wilson Santos tem se destacado na produção de grãos especiais. “O café especial recebe este nome por ser produzido de uma forma diferente. Há uma preocupação desde a planta até chegar a xícara. As certificações são processos extremamente exigente que garantem rastreabilidade ao grão onde ele for,” explica a cafeicultora.

A produção vem sendo aprimorada e passa por auditorias constantes, as lavouras têm as certificações reconhecidas internacionalmente, como o  Certifica Minas. Com a preocupação crescente com a segurança alimentar, os selos têm sido cada vez mais exigidos para a comercialização, pois são um atestado de qualidade e segurança que o café està sendo produzido dentro das normas para o consumo humano, conta Suzana Santos.

Com a preocupação crescente com a segurança alimentar, os selos têm sido cada vez mais exigidos para a comercialização, pois são um atestado de qualidade e segurança que o café está sendo produzido dentro das normas para o consumo humano, conta Suzana Santos.

Para Clovis Piza, extencionista da Emater, responsável pela certificação da propriedade “vemos que ao longo dos anos os cafeicultores estão preocupados em atender as demandas do mercado. O programa certifica minas é uma metodológica reconhecida internacionalmente o Certifica Minas está baseado em quatro pilares: melhoria do processo de gestão das atividades agropecuárias e agroindustriais; sustentabilidade econômica, social e ambiental; aumento da competitividade e geração de emprego e renda”.

Wilson Passos é técnico agropecuário e sabe bem a importância da segurança alimentar “o alimento que consumimos na mesa é produzido nas lavouras e cada produto usado nesta produção tem uma medida correta para ser usada. Os cafés especiais têm uma demanda muito grande no mercado. Os consumidores estão preocupados em como estão sendo produzidos os grãos que são servidos nas suas xicaras. Assim, ao longo dos anos, estamos nos aprimorando em produzir cafés especiais”, garante Passos.

O café São Domingos é comercializado em sacas e também é uma marca própria, com lotes para dripe coffee, torrado e moído. Pode sem comprado em Muzambinho e na região ou direto com os cafeicultores.

Texto e fotos: Valéria Vilela, Café em foco