Tecnologia e manejo biológico na pauta do GestAgro 360° no Café m foco

No programa de 3 de setembro, a idealizadora e editora do GestAgro 360°, jornalista Katia Penteado, enfocou o controle biológico para manejo de pragas e doenças na cafeicultura, como instrumento de controle da procedência controlada e dos  padrões de qualidade, desde o plantio até o seu preparo, principalmente dos cafés especiais e certificados; o lançamento da Fazenda Conectada Case IH; e a 18º Semana do Pescado.

O manejo biológico, entre os principais benefícios listados pela Koppert, favorece a obtenção de certificações orgânicas e socioambientais; ao contrário do que acontece com os agroquímicos, por conta causa da resistência de muitas pragas e doenças, quanto mais são utilizam os insumos biológicos, melhor a planta responde de forma natural e equilibrada, concentrando seu gasto energético na produção de grãos perfeitos; e a existência de biodefensivos para serem utilizados em todas as fases da cultura e para as principais pragas e doenças de acometem os cafezais, tais como nematoides; fungos de solo; broca-do-café; bicho-mineiro; ácaros, lagartas e cochonilhas. Além disso, atende um mercado consumidor mais exigente na procura por alimentos saudáveis e sustentáveis.

A Fazenda Conectada é uma propriedade de mais de 3 mil hectares em operação, em Água Boa (MT), que aceitou o desafio de demonstrar na prática a agricultura digital, reunindo as mais avançadas tecnologias – tanto da Case IH quanto de seus parceiros – a que o produtor brasileiro já teve acesso.

Sediada em região de alta produtividade de grãos (soja, milho e algodão), a propriedade rural recebeu conexão 4G da TIM Brasil e a operação agrícola conta com máquinas e soluções conectadas, monitoradas pelo AFS Connect Center, o novo centro de monitoramento da marca, instalado na fábrica de Sorocaba (SP) e em diversas concessionárias da Rede Case IH, com o suporte do Portal AFS Connect, plataforma para monitoramento de frota, gestão agronômica e gerenciamentos de dados que auxilia o produtor nas tomadas de decisões em tempo real. Na fazenda, estão reunidas todas as soluções avançadas da marca e suas máquinas com conectividade, em sistema aberto, que aceita que qualquer solução se conecte à rede, inclusive de startups.

A realização de 1 a 15 de setembro, em todo o Brasil, da 18ª Semana do Pescado, evento voltado a estimular o consumo de peixes no País, foi também citada.

O programa Café em foco, da jornalista Valéria Vilela, é veiculado em 50 rádios, TV, sites, revista e jornais no Sul de Minas. Ele tem como pauta central informações da região e cotação do café.