Fundação Procafé: cultivares e soluções tecnológicas para a cafeicultura nacional

VOCÊ SABIA QUE a Fundação Procafé, com sede em Varginha (MG), conta com fazendas experimentais nos municípios mineiros de Varginha e Boa Esperança, assim como em Franca (SP), além de outras áreas experimentais em propriedades de cooperativas e de produtores rurais no Sul de Minas, Zona da Mata, Alto Paranaíba, Triângulo Mineiro, Norte de Minas, Alta Mogiana (SP), região Serrana do Espírito Santo e Bahia?

Em todas essas unidades são desenvolvidas e testadas novas cultivares. Atualmente, a Fundação Procafé possui 36 cultivares de café arábica registradas no Registro Nacional de Cultivares – RNC.

O constante trabalho de melhoramento genético segue concentrando os seus esforços no desenvolvimento de cultivares com resistência múltipla a pragas e doenças, em especial ao bicho-mineiro, à ferrugem e a nematoides. Também é levada em consideração a alta produtividade e o vigor vegetativo, a boa resposta à poda e, obviamente, à qualidade de bebida especial.

Para conhecer todas as cultivares desenvolvidas pela Fundação Procafé, instituição integrante do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café, acesse este link. No site também é possível ler estudos de caso e encomendar semente.