Transformar pulverizados autopropelido em distribuidor a lanço proporciona ganhos de até 80%, garante MP Agro

A MP Agro, de Ibaté (SP) desenvolveu tecnologia para transformar um pulverizador autopropelido em um novo distribuidor a lanço (adubo e sementes). Com o aproveitamento da máquina existente, de acordo com Michael Perian – um dos fundadores da empresa ao lado de Douglas Peccin e Marcio Peccin – “o produtor tem o equipamento transformado, economizando até 80% do valor em relação à um autopropelido novo, que custa em média de R$ 600.000,00 a R$ 900.000,00”.

Batizada de Linha Z, a solução é fabricada com a estrutura 100% em inox, o que a torna uma máquina para a vida toda, e se adequa aos modelo de autopropelido existentes no mercado, ou seja, oferece configurações específicas para a máquina do produtor. A instalação é realizada pela equipe técnica da fábrica diretamente na fazenda, em menos de um dia. Outro diferencial fica por conta da durabilidade, que por ser totalmente de inox dispensa reformas e manutenções.

Recentemente a MP Agro lançou a versão 2020 para a linha, que incorpora soluções em agricultura de precisão já embarcadas de fábrica, sistema removível (gaveta) da esteira, sistema de câmeras para acompanhamento real da aplicação, faróis para trabalhos noturnos, regulagem precisa da comporta, desligamento de seção, kit lona fácil, kit calibração e outros.

“A estrutura continua sendo 100% em aço inox, inclusive a estrutura interna da esteira, roletes, chassis e tubulação hidráulica, o que é uma exclusividade da nossa marca. Esse é outro ponto bem vantajoso para o produtor, pois com certeza amplia a vida útil do distribuidor e reduz os gastos com manutenção. É um equipamento para a toda a vida”, resume Douglas Peccin.

“Quando chega a hora de substituir um pulverizador, dificilmente o mercado está disposto a pagar o que ele realmente vale, nós então lançamos essa opção. Ele aproveita o que já tem, com mais um pouco de investimento ele tem um equipamento novo para utilizar. Isso gera economia para o produtor e vida nova a uma máquina que já era da sua confiança”, diz Periani.

Isso é importante, porque, após alguns anos utilizando um pulverizador autopropelido na fazenda, com o desgaste natural do tanque e das barras, o agricultor para não ter sua produtividade comprometida, precisa de um equipamento mais moderno e eficiente. Nesse momento, surge um problema: o que fazer com a máquina antiga? Muitos produtores acabam sendo obrigados a vendê-la por valores muito baixos, para não perderem todo o investimento.

Outra vantagem do autopropelido distribuidor a lanço é a de poder fazer aplicações em culturas mais altas ou mais avançadas. “Por possibilitar o fracionamento da aplicação de fertilizantes em estágios mais avançados da cultura, o aumento de produtividade e qualidade se torna muito significativo, como é o caso da aplicação de nitrogênio no milho e algodão. Além disso, permite utilizar o mesmo rastro do pulverizador, diminuindo as perdas por amassamento, com uma produtividade de até 600ha/dia”, destaca Periani.