Grupo Junqueira Rodas usa tecnologia de reconhecimento facial para trabalhadores do campo

Listado entre os principais produtores de laranja do Estado de São Paulo – além de cana-de-açúcar e criação de gado da raça Tabapuã – o Grupo Junqueira Rodas, de de Monte Azul Paulista, implantou o ponto facial em suas 12 unidades produtivas.

A novidade foi adotada para todos os funcionários que trabalham na área agrícola. Os do administrativo, que seguem em home office, registram o ponto virtualmente, também por um aplicativo, no início e no final de cada jornada.

Graças à tecnologia de ponto facial, o funcionário registra sua presença na empresa por meio de um aplicativo no celular. Desse modo, a empresa garante a integridade do seu time, evitar aglomerações e diminuir ao máximo o contato com superfícies, mesmo que higienizadas com frequência.

Não é necessária mais a análise biométrica, nem assinatura em livro-ponto. Na chegada e saída para o trabalho, bem como nas paradas para descanso, os funcionários em fila, respeitando a distância de 1,5 metro, são ‘escaneados’ facialmente pelo líder. O aparelho registra a presença imediatamente e informa ao departamento de Recursos Humanos da empresa.

“Nossa preocupação e compromisso com o time é o mais importante para a empresa nesse momento de pandemia. Também implantamos um comitê de gerenciamento de coronavírus, com diretores, gerentes, coordenadores e líderes, com reuniões semanais, sempre com foco em estabelecer as melhores diretrizes para preservar a saúde da equipe”, afirma a CEO da empresa, Sarita Junqueira Rodas.

Outras estratégias da empresa frente à pandemia foram a desinfecção diária e após todas as viagens de veículos de transporte de funcionários, nova disposição em ônibus e van de forma a garantir a distância entre os colaboradores, restrição de visitas e entregas nas propriedades, distribuição de máscaras a todos os funcionários e reforço na comunicação com o grupo.

“Todos os dias, os funcionários participam de uma DDS, que é o diálogo diário de segurança, em que recebem orientações diárias e reforço das ações de prevenção. Também mantemos dois canais internos de comunicação, com mensagens via WhatsApp e Fluig, um aplicativo que utilizamos administrativamente, tudo para mantê-los informados de como prevenir a si mesmos e seus familiares, e as condutas que devem ser adotadas dentro da empresa”, explica o diretor de Recursos Humanos, Vagner Silva.

A empresa também aderiu a reuniões por videoconferência e distribui insumos para limpeza e desinfecção de ambientes em todas as unidades.

“Somos de um dos segmentos mais importantes para o Brasil neste momento, o agro. Não podemos parar, nem deixar o agro ficar doente, por isso a atenção e seriedade nas ações para evitar a transmissão do coronavírus”, conclui Sarita.