O agronegócio se consolidou como um segmento de alta inovação. E todo este dinamismo nos processos produtivos do campo tem atraído cada vez mais jovens interessados em fazer parte dessa revolução tecnológica, integração que fortalece o setor e contribui com o aumento da produção de forma eficiente e sustentável.
Frente a este cenário o YAMI – Youth Agribusiness Movement International, primeiro congresso para jovens do agronegócio, que será realizado no Transamerica Expo Center, nos dias 08 e 09 de outubro, em São Paulo (SP), abre espaço para debater o atual cenário, mais atrativo para as novas gerações.
De olho em todas essas mudanças, o CNA Jovem, programa que fomenta a liderança empreendedora como ferramenta de construção de pensamentos inovadores, também vem capacitando jovens em técnicas modernas, com a finalidade de produzir um elenco de iniciativas de impacto e propulsão para o agro, que desafie a juventude a alcançar maior protagonismo no setor.
“Na perspectiva dos jovens, temos certeza que o evento promoverá debates que contribuam para alimentar a inquietação que buscam soluções de problemas no agro, ampliará as redes de contatos e a compreensão da realidade do setor como um todo”, explica Natália Sampaio Sene Fernandes, superintendente técnica adjunta do CNA/Senar.
Os jovens não representam apenas o futuro do agronegócio, eles são a realidade. E abrir caminhos para essa geração, conquistar seu espaço e realizar seu trabalho, tem sido o compromisso de várias empresas que visualizam no YAMI uma oportunidade de contribuir para o crescimento dessa demanda.
“A agricultura brasileira do amanhã depende muito dos jovens que se dedicam, acreditam e vivem o agronegócio. A sucessão familiar nas fazendas, e a capacitação dos jovens nos temas de agricultura são fundamentais, e acreditamos que espaços como o YAMI incentivam esse movimento e trazem luz para uma agenda muito positiva”, corrobora Taissara Abdala Martins, gerente de Marketing & Comunicação da Nestlé.
Estabelecida ativamente neste cenário com os Digital Hubs, centros de inovação que colaboram com startups e outras empresas, a Yara acredita que essa integração entre o campo e a tecnologia será o ponto de partida para a transformação na vida dos mais de 570 milhões de fazendeiros que existem ao redor do mundo.
“Durante a YAMI queremos ouvir da nova geração, que está chegando ao agronegócio, quais são seus objetivos, linhas de pensamento e tendências de atuação. Acreditamos que essa troca de experiências será muito benéfica em nossa relação”, explica Germana Anghinoni, especialista de Comunicação da Yara.
O evento, que será realizado no Transamerica Expo Center, na capital paulista, pretende reunir jovens que atuam no agronegócio, para debater o papel e a importância da juventude no crescimento do setor. Direcionado às pessoas entre 18 e aproximadamente 30 anos, o YAMI contará com a participação de profissionais do setor e de outras áreas, que irão abordar temas de importância para a formação de uma carreira sólida, bem como apresentar tendências do agronegócio para os próximos anos.
A primeira edição do YAMI – Youth Agribusiness Movement International é integrada ao 4° Congresso das Mulheres do Agronegócio – CNMA, promovida, organizada e realizada pelo Transamerica Expo Center, com apoio institucional da ABAG – Associação Brasileira do Agronegócio e coordenação de conteúdo da Biomarketing, do Prof. José Luiz Tejon Megido.
O movimento conta com patrocínio da Corteva, John Deere, CNA Senar Instituto, Massey Ferguson, Nestlé, Valtra, Bradesco, Cargill, Jacto e New Holland; apoio da 3Corações, Belgo, Banco Alfa, Banco do Brasil, Camila Klein, Caterpillar, CPEC – Centro de Psicologia Empresarial e Clínico, Coalizão Brasil, FLC Serviços, FMC, Huck Otranto Camargo, Malai Manso Resort, Mosaic Fertilizantes, Rabobank, RCA, Romancini, Safras & Cifras, Santander, Seedz, Senior, Stara, Tortuga, Trow Nutritio, UPL e Yara; e startups Acerto Fácil, Aegro, AgriConnected, Agripad, Agro Carreira, Agrosmart, @Tech, Cropman, Culte, e-barn, iRancho, Labhoro, Liberali, Mulheres do Agronegócio Brasil, MyFarm, Nagro, Pangea Parts, Perfarm, Plantae e TBDC Agro Softwares. O evento ainda firmou alianças estratégicas com ABCZ Jovem, ABMRA (Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio), Aboissa, Abstartups, COMIGO, Ello, Esalq/USP, Esalq Tec, NFA (Núcleo Feminino do Agronegócio), Senar CNA Jovem, SRB (Sociedade Rural Brasileira), SRM (Sociedade Rural de Maringá) e Zebu.org.br, entre outras.
O GestAgro 360° é parceiro de mídia dos eventos.