ENTREVISTA EXCLUSIVA – Graziani comemora liberação pelo Mapa de aditivo da Phibro Animal Health

Ofício 309/2019, divulgado em 7 de junho, assinado pelo titular da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SDA/MAPA), José Guilherme Tollstadius Leal, confirma parecer favorável da Secretária à “manutenção por 24 meses do uso da molécula (Virginiamicina) na finalidade do atual registro”, produto da Phibro Animal Health utilizado como aditivo melhorador de desempenho na produção animal. Dessa forma, a Virginiamicina foi retirada da lista de antimicrobianos da Portaria171/2018, que trata da intenção de proibição de comercialização. A substância é fabricada pela Phibro em sua unidade industrial de Guarulhos (SP).

Os benefícios da medida para os produtores brasileiros são comentados por Mauricio Graziani, presidente da Phibro Animal Health, nesta entrevista para GestAgro 360°.

Confira!

GestAgro 360° – Parecer técnico da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SDA/MAPA), divulgado no dia 7 de junho, autoriza o uso da Virginiamicina como aditivo melhorador de desempenho na produção animal. Que mudança isso traz para o produtor?

Mauricio Graziani  – Na verdade, nenhuma mudança, pois Virginiamicina,, com produtos específicos para bovinos e aves e suíno, já é utilizado normalmente no Brasil, seguindo o que acontece nos países listados como  principais produtores de proteínas, como Estados Unidos, Canadá, Argentina, África do Sul e Austrália. A comunicação da SDA/MAPA reconhece o importante papel da Virginiamicina (V-Max e Stafac) como melhorador de desempenho, possibilitando aos pecuaristas, produtores de leite, suinocultores e avicultores o uso dessa molécula para a melhoria de desempenho na produção animal, com consequente aumento da produtividade.

GestAgro 360° – O Ofício 309/2019 da SDA/MAPA confirma “manutenção por 24 meses do uso da molécula (Virginiamicina) na finalidade do atual registro”. Em termos práticos, o que isso significa? Depois dos 24 meses o que deve acontecer?

MG – Todos os produtos – sejam medicamentosos, nutricionais etc – são autorizados pelo MAPA a ser produzidos, comercializados e utilizados por determinado período de tempo. Virginiamicina foi aprovada para uso no mercado brasileiro pelos próximos 24 meses. O importante é o produtor rural (pecuarista de corte, produtor de leite, avicultor e suinocultor) saber que V-MAX e STAFAC estão autorizados pelo MAPA. Essa molécula da Phibro já é utilizada no mercado brasileiro há vários anos. Acontece que, em dezembro de 2018, o MAPA publicou a IN 171, com uma lista de cinco moléculas (incluindo a Virginiamicina) para análise mais detalhada sobre a possível proibição no Brasil. A Phibro ofereceu farto material técnico e informativo ao MAPA e obteve o parecer técnico favorável da SDA/MAPA para o uso de Virginiamicina como melhorador de desempenho na produção animal. 

GestAgro 360°  – Quais os benefícios e ganhos reais da Virginiamicina para a aves, gado e suínos? .

MG – Os ganhos para o produtor (gado de corte, gado de leite, aves e suínos) são consistentes em termos de desempenho: ganho de peso, ganho de produção de leite, com custo-benefício positivo, além de manter os animais saudáveis contribuindo para o seu bem-estar.  O uso de Virginiamicina no gado de corte, gado de leite, aves e suínos é feito em microgramas presentes na ração. Esse aditivo contribui para o desenvolvimento dos animais, melhorando sua performance. Um exemplo prático que ajuda a entender. O uso de Virginiamicina na pecuária de corte contribui com 2 arrobas a mais de peso dos bovinos prontos para o abate aos 24 meses. Outro ponto importante: esse aditivo pode ser usado em qualquer momento da vida dos animais e também em qualquer época do ano.

GestAgro 360° – Qual o mercado para a Virginiamicina?  

MG – A Virginiamicina está presente nos principais mercados de produção de proteínas animais e tem como meta oferecer soluções únicas para os diferentes desafios dos nossos clientes. Os produtores de animais têm diferentes opções em aditivos para melhoria de desempenho. Virginiamicina é uma excelente alternativa, e os ganhos de produtividade comprovam os seus benefícios. Este aditivo pode ser usado sinergicamente com outros aditivos. 

GestAgro 360° – Que ações a Phibro planeja para divulgar este produto? 

MG – Phibro está muito próxima dos produtores (gado, aves, suínos, peixes) com reuniões técnicas próprias ou de terceiros, realiza uma série de iniciativas de aproximação com o mercado, como o Pecuária do Conhecimento, que conta com aulas teóricas e práticas sobre nutrição, saúde animal e pecuária de resultados em parceria com a APTA Colina. Destaco, também, o PEC (Programa Eficiência de Carcaça), resultado de parceria com a Minerva Foods, que objetiva contribuir para levar aos pecuaristas de corte informações importantes para ele produzir mais e melhor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui