Congresso Brasileiro de Direito do Agronegócio será promovido em março de 2024

Uma nova edição do Congresso Brasileiro de Direito do Agronegócio está marcada para 19 de março de 2024. O evento, idealizado pelo Instituto Brasileiro de Direito do Agronegócio – IBDA, fomentará um amplo debate sobre os desafios jurídicos e regulatórios do setor, em um contexto de mudanças na geopolítica global, de insegurança alimentar e energética, e de medidas por parte de países e de empresas para alcançar a neutralidade de carbono.

Diante desse cenário, o agro brasileiro precisa ocupar uma posição central na geopolítica global, atuando fortemente para garantir a segurança alimentar mundial. Desse modo, será preciso conhecer e compreender as iminentes pressões sobre a demanda alimentar e desenvolver um ambiente regulatório alinhado a esse propósito.

Por isso, a 4ª edição do Congresso Brasileiro de Direito do Agronegócio trará avalições e reflexões sobre quatro temas fundamentais para o desenvolvimento sustentável do setor no País: Agronegócio e Mercado de Capitais – A Regulamentação do FIAGRO; Direito de Propriedade, Função Social e Contratos Agrários; Gestão de Risco, Seguro e Recuperação Judicial; e Transição Verde: Bioeconomia e Instrumentos Jurídicos.

O evento será realizado em São Paulo, no formato presencial (Riverview Tower, na Av. Chucri Zaidan, 246 – Brooklin) e terá transmissão on-line gratuita. As inscrições para participar do Congresso estão abertas no site oficial. O evento contará com a participação de importantes especialistas nas áreas do direito, agronegócio e economia, da iniciativa privada e do setor público nos quatro painéis, cuja programação está sendo definida pelo Conselho Curador, formado por profissionais com amplo reconhecimento e experiência no mercado. São eles: Ana Frazão, Andrea Garcia, Francisco Satiro, Gianfranco Cinelli, Luiz Carlos Corrêa Carvalho, Marcos Jank, Renato Buranello, Roberto Rodrigues, Rodrigo Fiorese Castaldeli e Ruti Bender.

A 3ª edição do Congresso Brasileiro do Agronegócio foi promovida em formato híbrido, reunindo, em Brasília (DF), mais de 200 pessoas, enquanto a transmissão recebeu 6 mil visualizações. O público foi formado por presidentes, diretores e gerentes de empresas do agronegócio, gestores de escritórios de advocacia, autoridades e acadêmicos.

Mais informações no site oficial do evento.

O GestAgro 360º é apoio de mídia do evento.

O Instituto Brasileiro de Direito do Agronegócio (IBDA) nasceu da vocação de estudar os Sistemas Agroindustriais e sua regulação sob o prisma de Direito & Economia e traz um novo modelo de difusão do conhecimento, formando um observatório para a formulação de políticas públicas e melhor interpretação do conjunto de normas que regulam o setor.