Parceria estratégica acelera a mobilidade elétrica sustentável no Brasil

A Raízen Power – marca dedicada às soluções de energia elétrica renovável da Raízen – e a BYD – destaque global na venda de veículos eletrificados – anunciaram, em evento na cidade de Shenzhen, na China, parceria estratégica para acelerar a mobilidade elétrica sustentável no Brasil. O acordo entre as empresas prevê, entre as iniciativas, construção de hubs de recarga elétrica com solução Shell Recharge em oito capitais nos próximos três anos.

Essa parceria no Brasil baseia-se em um acordo de cooperação estratégica assinado pela Shell e BYD em 2022 para ajudar a acelerar a transição energética e melhorar a experiência de recarga para os clientes de veículos elétricos e híbridos plug-in da BYD no mundo. No Brasil, os espaços começarão a ser implementados a partir de 2024 nas cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Salvador (BA) e Belém (PA).

O objetivo da parceria é ampliar significativamente a rede pública de carregadores elétricos nas principais capitais do País, com energia 100% limpa e renovável, proporcionando uma experiência tecnológica de recarga. Ao todo, serão 600 novos pontos de recarga DC instalados, somando mais 18 MW de potência instalada para recarregar veículos elétricos em âmbito nacional. As empresas preveem uma oferta competitiva de serviços de recarga para motoristas BYD na rede Shell Recharge e energia renovável para seus concessionários. Pensando na melhor jornada do cliente, a parceria inclui a colaboração com a Tupinambá, plataforma focada em gerar a melhor experiencia digital para os usuários de carros elétricos.

Por meio do programa Shell Recharge, a Raízen Power – licenciada da marca Shell, com rede com quase oito mil postos no Brasil, na Argentina e no Paraguai, atendendo milhões de consumidores diariamente em suas jornadas – quer liderar o mercado de eletromobilidade, atingindo cerca de 25% de market share no segmento. Além disso, a marca pretende atingir 10% de participação no mercado livre de energia e aumentar significativamente os seus projetos de geração distribuída, duas soluções de comercialização de energia limpa que proporcionam economia nas faturas para consumidores residenciais, comerciais e grandes negócios.

A parceria é estratégica para o desenvolvimento e implementação de equipamentos de recarga e soluções de bateria da BYD. Os consumidores da BYD também terão descontos na recarga nos hubs localizados nas oito cidades.

A Shell possui uma das maiores redes de carregamento de veículos elétricos do mundo em termos de alcance nacional, com cerca de 55.000 pontos públicos de recarga em mais de 30 mercados e espera ter aproximadamente 70.000 pontos até 2025. Em setembro de 2023, a Shenzhen Shell e a BYD Electric Vehicle A Investment Company Limited – uma joint venture entre a Shell e a BYD – inauguraram a maior estação de carregamento de veículos elétricos da Shell no mundo, localizada em Shenzhen, China, com 258 carregadores rápidos. Atualmente, este hub da marca Shell atende mais de 3.300 clientes de veículos elétricos todos os dias com seis opções de conveniência, como um lounge, Shell Café e Shell Select. A cerimônia de assinatura entre a Raízen Power e a BYD marca um importante momento da parceria estratégica entre as duas partes globalmente.

Foto: https://shellrecharge.com/