Show Rural Digital leva startups, metaverso e muita tecnologia no evento da Coopavel

Show Rural Digital, que acontece no mesmo espaço que a 35ª edição do Show Rural Coopavel, no período de 6 a 10 de fevereiro em Cascavel (PR), é uma das muitas atrações do evento, pois, “além de um novo ambiente físico, com 4,6 mil metros quadrados, mais de 120 startups, das mais diferentes regiões do País, apresentarão soluções desenvolvidas para atender as mais diferentes demandas do agronegócio”, pontua o presidente Dilvo Grolli.

Como lembra o coordenador do Show Rural Digital, José Rodrigues da Costa Neto, essas empresas apresentarão soluções desenvolvidas com a proposta de facilitar, agilizar e resolver problemas do campo, melhorando acentuadamente os resultados dos produtores agropecuários. “Essa vila só com startups dará aos visitantes uma visão ampla das novidades que começam a revolucionar setores ligados à cadeia do agronegócio”, destaca.

Nesse espaço, destaque também para o metaverso, que foi uma das sensações da última edição do Show Rural Digital, em fevereiro de 2022. E neste ano, de acordo com Neto, ela será ainda mais intensa. “Tecnologias como essa são observadas com muita atenção pelos agricultores, porque elas redefinem muita coisa no dia a dia do campo”, diz o coordenador geral do Show Rural Coopavel, Rogério Rizzardi.

“Muitas tecnologias, ao longo da história, reescreveram a forma de fazer agricultura e de potencializar seus resultados, sempre com os olhos voltados para a sustentabilidade. Entre elas estão o plantio direto, a utilização de máquinas, a incorporação da tecnologia autônoma, o drone e, agora, o metaverso chega para também dar a sua parcela”.

O metaverso é uma das novas tecnologias que mais instigam a imaginação de internautas pelo mundo todo. Quem visitar o Show Rural Digital terá a chance de conhecer mais sobre essa que é considerada uma revolução tecnológica com forte impacto no cotidiano de empresas e no comportamento das pessoas.

O Sebrae vai utilizar essa novidade para levar visitantes de seu estande em um tour digital pelos quatro cantos do Paraná. Uma das atrações que a empresa traz são as indicações geográficas, produtos típicos de cada região e que levam o nome de cada uma delas a outros lugares do Estado e também do Brasil. O Paraná, ao lado do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais, é o estado que conta com o maior número de indicações atualmente no País, 12.

Entre essas indicações geográficas estão o vinho da cidade de Bituruna, o melado de Capanema, o barreado do litoral do Estado, o café do Norte Pioneiro e o mel da região Oeste. Com o uso do metaverso, os visitantes vão fazer uma viagem virtual pelo Estado e, além de conhecer, poderão, por exemplo, colher frutas e participar mais ativamente dessas atrações.

O evento também recebe empresas que estão entre as maiores da inovação no mundo. Algumas delas estão na liderança de mudanças já sentidas na vida e no comportamento de pessoas, empresas e das mais diferentes organizações. Entre elas, estão Google, IBM, Dell, Huawei e Oracle. “Essas são algumas das companhias que promovem revoluções nas áreas em que atuam. E elas estarão a poucos passos umas das outras, tornando a visita a esse ambiente ainda mais interessante”, de acordo com Neto. A programação do Show Rural Coopavel terá ainda hackathon, Fórum de TI das Cooperativas, Like a Farmer e Bootcamp.

GestAgro 360º estará em Cascavel (PR), fazendo a cobertura do evento a convite dos organizadores.

Foto: Jean Paterno – Assessoria de Imprensa do Show Rural Coopavel