Testes em campo com Forcy Cana comprovam que manejo nutricional na fase vegetativa da cana-de-açúcar garante aumento de TCH

A cana-de-açúcar tem seu crescimento reduzido significativamente nos períodos de abril a setembro, quando, historicamente, há uma menor concentração de chuvas e frequentemente ocorrem geadas. Esse período de estresse pelo qual a planta passa pode vir a comprometer o seu metabolismo e, consequentemente, seu crescimento e concentração de açúcar.

É em outubro, quando normalmente as chuvas têm início, que a cana entra na fase vegetativa, momento de extrema importância para aumento de TCH (Tonelada de Cana por Hectare). Nesta fase, acumula 70% do seu crescimento e biomassa, metaboliza sacarose (ATR) e, por consequência, tem maior concentração de açúcares (TAH).

Segundo o gerente de Marketing para Cana-de-açúcar da ICL América do Sul, Bruno Domingues, é nesse momento que se deve intensificar o seu manejo nutricional. “Com isso, os canaviais retomarão seu potencial fotossintético ao acelerar seu metabolismo e transformar sua energia em TCH (Tonelada de Cana por Hectare). Isso significa maior produtividade e rentabilidade de forma sustentável”, explica.

Líder em nutrição vegetal especializada no Brasil, a ICL América do Sul investiu, em 2020, cerca de R$ 18 milhões em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos para o País. Neste mês, fruto desse investimento, está trazendo ao mercado o fertilizante foliar Forcy Cana, voltado à aceleração do metabolismo da planta após condições de estresse abiótico, como hídrico e por geadas. Exclusivo para a cultura da cana-de-açúcar, ele traz em sua composição tecnologias de última geração que promovem uma nutrição específica para a fase vegetativa da cana-de-açúcar, dentre eles 12 nutrientes (Nitrogênio, Fósforo, Potássio, Enxofre, Boro, Cobre, Cobalto, Molibdênio, Magnésio, Manganês, Níquel e Zinco) e promotores hormonais.

“Forcy Cana é um produto foliar, único porque une fisiologia e nutrição em uma única solução, além de trazer economia de tempo e maior rendimento operacional. Ele é ideal para aplicações aéreas, mas também recomendado para uso terrestre. Tem alta solubilidade e compatibilidade com a maioria dos produtos fitossanitários e biológicos. Em função da alta solubilidade, permite alto rendimento operacional cobrindo 30 hectares em um voo de aplicação aérea padrão. Por conta dos promotores hormonais presentes, o produto melhora ainda o alongamento dos colmos e sistema radicular das plantas”, informa.

Maior absorção e translocação de nutrientes

Desenvolvido no Brasil pelo time de P&D ICL América do Sul, Forcy Cana faz parte da solução oferecida para a fase vegetativa da cultura, que trouxe uma média de 15,8% a mais de TCH em pesquisas realizadas em 2020, no Centro de Inovação da ICL América do Sul, em Iracemápolis (SP), e em mais de 30 áreas-testes na região Sudeste do País. Além disso, com a utilização do produto, os canaviais tiveram maior absorção e translocação de alguns nutrientes, conforme dados a seguir: Zinco (Zn) – Absorção 5,7 vezes maior e translocação 1,4 vezes maior; Molibdênio (Mn) – Absorção 22,5 vezes maior e translocação 6,4 vezes maior; e acréscimo de 5,5% no acúmulo de matéria seca.

Programa Nutricional Supera

Forcy Cana faz parte do Programa Nutricional Supera, que contempla as melhores tecnologias e inovações da ICL América do Sul em fisiologia e nutrição foliar de plantas posicionadas para cada fase do desenvolvimento da cultura visando aumento de produtividade, praticidade e rentabilidade. Seu objetivo é reduzir os impactos causados por estresses através de uma nutrição equilibrada durante todo o ciclo das culturas. Para isso, é disponibilizado um portifólio completo: fertilizantes de solo de liberação controlada, tratamento de mudas, fertilizantes foliares, produtos de ação fisiológica e adjuvantes. Assim, os canaviais poderão expressar todo o seu potencial produtivo.