Show Rural Coopavel – Jacto aposta em tecnologias que oferecem economia para o produtor e maior proteção ambiental

Bicos de pulverização, adubadoras, plantadeiras, pulverizadores, veículo autônomo, soluções em agricultura de precisão, armadilha eletrônica inteligente e plataforma de gestão da fazenda resumem os destaques do portfólio de soluções dessa multinacional brasileira de máquinas, soluções e serviços agrícolas, que desenvolve e embarca tecnologias em seus equipamentos para uma agricultura mais sustentável.

“Estamos presenciando um grande processo de transformação da agricultura no Brasil e no mundo. Na era industrial, entre os séculos 17 e 20, o foco da indústria esteve no desenvolvimento da mecânica e de produtos químicos. Agora, na Era do Conhecimento, presenciamos maior atenção aos produtos biológicos contra pragas e doenças das plantas, e cuidados com o solo, além de tecnologias e conectividade para uma gestão dos negócios baseada em dados”, comenta Fernando Gonçalves, presidente da Jacto, e reforça: “É nessa direção que estamos seguindo”.

Soluções em adubação – A operação de adubação ganhou agilidade e precisão com tecnologias que promovem qualidade de distribuição e dosagem dos fertilizantes no solo, com mais uniformidade de aplicação e economia de produtos. Por meio do aplicativo SmartSet, o agricultor tem acesso a ferramentas únicas que o ajudam no ajuste da faixa de aplicação para uma correta regulagem e calibração da máquina. Essas tecnologias foram desenvolvidas para a linha de adubadoras a lanço Uniport 5030 NPK e Tellus 10.000 NPK.

Outras tecnologias exclusivas presentes nos dois equipamentos são o Controle Automático de 12 seções, o Controle de Bordadura e o Controle Duplo de Taxa Variável. O Controle Automático de seções segmenta a faixa de aplicação em até 12 partes para minimizar a sobreposição, o que chega a reduzir 15% dos custos com fertilizantes.

Já o Controle de Bordadura é um sistema que permite reduzir os erros de aplicação nas operações de bordadura, evitando a aplicação de fertilizantes em áreas não desejadas, como carreadores e áreas de reserva.

Por fim, o Controle Duplo de Taxa Variável executa de forma automática a distribuição de fertilizantes em dose variável por lado da faixa de aplicação (direito e esquerdo), seguindo o mapa de prescrição. O resultado é mais precisão na aplicação automática de dose variável, aumentando a eficiência no uso dos insumos e explorando o potencial produtivo nas diferentes zonas de manejo.

Soluções em Plantio – Entre as máquinas que compõem a linha de plantio da Jacto e que serão expostas na Show Rural estão a Lumina 300, que está em pré-lançamento, e a Meridia 200.

Tratorizada e autrotransportável, a Lumina 300 pode ser configurada com 16, 18 ou 22 linhas de plantio. O equipamento oferece reservatório central com capacidade de 5.100 litros e sistema de pulverização do sulco com tecnologia Jacto e totalmente integrado a plantadeira. Possui soluções diferenciadas para prover excelência em plantabilidade, fluxo de palha eficiente, elevado rendimento operacional e economia de insumos com o uso de ferramentas de agricultura de precisão. Sua característica mais marcante é estar pronta para transporte com 3,2 metros de largura sem nenhum setup.

A Meridia 200, disponível no mercado com 11, 13 e 15 linhas, tem entre outros benefícios uma melhor plantabilidade com seu exclusivo sistema de pressão constante na linha de plantio, que permite uma profundidade mais uniforme das sementes. Um grande diferencial competitivo é uma maior disponibilidade para o trabalho, pois ela tem reservatórios de adubo e sementes que permitem maior autonomia, e soluções de manutenção que proporcionam uma forma simples de substituir alguns elementos da máquina apenas retirando alguns parafusos, o que reduz em até 50% o tempo de manutenção.

Soluções em pulverização – A família de pulverizadores Uniport ganhou novas tecnologias. A Uniport 2030 foi equipada com a tecnologia de pulverização Multicontrol, solução que trabalha com tempo de resposta até 2 vezes menor quando comparado com os sistemas convencionais de controle, permitindo maior precisão nas aplicações. Também passa a contar com a automação do sistema de transmissão, deixando sua operação similar a um Uniport 3030 que, além de melhorar a experiência do operador na condução do veículo, favorece a redução no consumo de combustível.

A Uniport 3030 e a Uniport 4530 ganharam nova versão do sistema de transmissão, o qual, dependendo das condições de aplicação, proporciona economia de combustível de até 20%. A partir de 2023, os modelos estão sendo comercializados com a opção do sistema PWM para uma pulverização ainda mais uniforme, pois mantém o tamanho das gotas mesmo com variação de velocidade da máquina. Quando integrado ao sistema bico a bico, o PWM faz a gestão automática da operação.

A Jacto demonstra ainda sua tecnologia de aplicação localizada de produtos, que funciona através de sensores dispostos ao longo das barras em conjunto com o sistema de pulverização com controle PWM. Essa tecnologia possibilita aplicar defensivos apenas onde os sensores detectam a presença do alvo, gerando economia na aplicação de produtos e redução da quantidade de água utilizada.

Pulverizador autônomo – Lançado oficialmente em 2020, o Arbus 4000 JAV, desenvolvido inicialmente para a cultura de citros, está disponível no mercado com um modelo inédito de comercialização em forma de assinatura. Funciona como uma solução completa de aplicação, monitoramento da operação de pulverização e tecnologia veicular de ponta, com ganhos significativos baseados em informações coletadas tanto pela máquina como no ambiente.
A partir dos dados da propriedade (talhões) e das recomendações agronômicas de aplicação, o cliente pode operar o equipamento com toda a comodidade de um sistema autônomo.

O pulverizador possui controle autônomo de operações, com monitoramento remoto e controle interativo do veículo através de um console. A tecnologia permite trabalhar com mais de um veículo ao mesmo tempo, com a função comboio que possibilita o alinhamento virtual das máquinas.

Armadilhas eletrônicas inteligentes – A área de serviços especializados em serviços digitais da Jacto apresenta ao mercado as armadilhas eletrônicas inteligentes para monitoramento remoto de pragas. A novidade está disponível por meio do módulo Monitoramento Integrado Inteligente de Pragas (MIIP), presente na plataforma EKOS, de gestão da operação agrícola.

Essas armadilhas funcionam de forma semelhante às armadilhas convencionais, porém com tecnologia embarcada que possibilita tirar fotos programadas do piso adesivo, com os insetos capturados e identificar o tipo de praga por meio de inteligência artificial. As imagens são enviadas via conexão 4G para a plataforma EKOS, juntamente com outras informações importantes, como temperatura e umidade. Com isso é possível fazer o monitoramento remoto diariamente da população de insetos, e tomar decisões assertivas para o controle das pragas da lavoura, reduzindo as aplicações calendarizadas.

E para ajudar os clientes a maximizar o uso das máquinas, a Jacto Next divulga as opções de treinamentos customizados comercializados pela área, tanto para clientes Jacto como para todo o mercado.

Soluções em Agricultura de precisão – A OTMIS, marca da Jacto para agricultura de precisão, apresenta uma nova família de displays (5″, 8″ e 10″) que, além do design robusto e interface mais moderna, traz várias outras funcionalidades. Uma delas, o sistema Machine to Machine permite que os pulverizadores compartilhem os mapas de aplicação, de modo que um equipamento pode identificar onde o outro já aplicou, evitando sobreposições indesejadas. Outros destaques dos novos displays são o sistema de manobra automática no fim de rua, que facilita a manobrabilidade do equipamento; e o exclusivo sistema de piloto automático com o sistema de direcional traseiro acoplado para o pleno uso do piloto automático, mesmo nas manobras de fim de rua.

Agricultura de precisão – A Jacto também leva diversos modelos em tratorizados, com destaque para o Condor 800 AM 18 e o modelo Advance 3000 AM24.

Ambos os equipamentos dispõem do sistema Multicontrol com sensores, atuadores e válvulas gerenciadoras da calda para garantir que a mesma dose de produto seja aplicada em todo o talhão, mesmo com mudanças na velocidade da aplicação.

Entre os principais benefícios, estão a diminuição do consumo de defensivos, redução no tempo de retorno do investimento, melhoria da qualidade de aplicação do agroquímico, menor impacto ambiental, maior conforto ao operador e aumento na rentabilidade final.

Desde 2022, a Jacto tem oferecido nos modelos tratorizados tecnologias de agricultura de precisão semelhantes às já existentes nos pulverizadores automotrizes.

GestAgro 360º estará em Cascavel (PR), fazendo a cobertura do evento a convite dos organizadores.

Fotos: Divulgação