Manutenção preventiva das bombas injetoras em máquinas agrícolas é rápida e evita surpresas

Para as máquinas agrícolas funcionem de forma eficiente, um dos cuidados necessários é com a manutenção das bombas injetoras mecânicas, presentes no sistema de injeção dos motores a diesel, que consiste em um dos componentes mais importantes do sistema de alimentação dos veículos, sendo responsável por injetar o combustível no motor para que ocorra a combustão.

Tradicionalmente, a manutenção completa indicada para veículos de grande porte deve acontecer nos períodos entressafra anuais e demoram de três até cinco dias. Por isso, para evitar danos e pausas nas atividades, é extremamente importante realizar uma checagem preventiva, pois esse ipo de intervenção contínua e rápida pode proporcionar o pleno funcionamento mecânico do veículo ou máquina, além de evitar surpresas indesejadas, garante Fernando Marcelino, técnico de Suporte ao Cliente da Delphi Technologies.

“Além de garantir a continuidade do trabalho, essa intervenção garante mais segurança no controle de custos adicionais que podem surgir após um período de utilização das máquinas com alguma peça apresentando defeito. No caso da bomba injetora, sintomas como falha e oscilação no funcionamento do motor, ruídos fortes como se estivesse serrando, variação de rotação e excesso de fumaça podem indicar possíveis avarias no sistema”, completa Marcelino.

Dicas para evitar problemas

Uma das principais vantagens de utilizar o diesel como combustível é seu consumo mais eficiente, principalmente para veículos de porte elevado. Por isso, é importante verificar o desempenho do motor sempre que o veículo ou máquina estiver sendo utilizada, pois o excesso no consumo de combustível pode indicar algum desajuste na bomba injetora, que deverá ser analisada em um Posto de Serviço Autorizado.

Outro ponto importante é checar com frequência o nível de óleo do motor, que deve sempre estar em funcionamento com a quantidade correta. Caso contrário, as peças, incluindo a bomba injetora, começam a se arrastar e funcionar de forma inadequada, causando diversos danos em todo o sistema.