Escarificador hidropneumáticos com deslocamento lateral para operação à profundidade de até 50 cm

O processo de implantação de uma lavoura de grãos, por exemplo, demanda o uso intenso de máquinas agrícolas de todo o tipo nas áreas que serão usadas para o plantio. E todo este tráfego querendo ou não, provoca uma compactação no solo. E mesmo que o produtor utilize o sistema de plantio direto, vai haver um momento em que para retomar os índices produtivos que ele possuía naquela área, precisará descompactar o solo, mexer para permitir a entrada de água, dos nutrientes e ainda, que as raízes das plantas possam penetrar mais profundo no solo. 

Foi pensando neste segmento e também na pecuária de corte e leite que precisa implantar grãos e pastagens para alimento dos animais, que a Ipacol Máquinas Agrícolas, de Veranópolis (RS), criou e lançou na Agrishow 2022, os escarificadores hidropneumáticos Astrus EHP 350 e 500.                                                        

Conforme descreve o gerente de Desenvolvimento de Produto, Carlos A. Antoniolli, estes implementos são robustos, para o médio ao grande produtor, disponíveis nas versões 4 a 16 hastes com desarme/rearme automático com exclusivo sistema hidropneumático e deslocamento lateral que permite operação a uma profundidade de 0 a 35 cm e versão maior de 0 a 50 cm. Os Astrus trazem como benefício o aprofundamento radicular da planta, aumentando a aeração do solo acumulando águas das chuvas mantendo a umidade no subsolo e auxiliando a planta em períodos de restrições hídricas. “Também quebra as camadas mais profundas sem revolver a superfície do solo, diminui significativamente as perdas por erosão e ainda conserva a palhada na superfície sem desorganizar a camada orgânica”, assegura Antoniolli.  

O gerente afirma que o desenvolvimento deste equipamento veio por solicitação de clientes que demandavam um produto moderno, com tecnologias que ainda não são encontradas no mercado. “Por isto fizemos pesquisas em diversas regiões para ver quais itens melhor atenderiam a estas necessidades e chegamos ao que hoje estamos ofertando para os agropecuaristas”, declara Antoniolli. Ele complementa que o escarificador é também uma novidade no portfólio da Ipacol, empresa que sempre atuou no segmento de equipamentos para o trato animal. “A agricultura e a pecuária estão se unindo cada vez mais e por isto trazemos soluções que atendem aos dois setores do agronegócio”, finaliza.

Outra novidade no portfólio da Ipacol, empresa que sempre atuou no segmento de equipamentos para o trato animal, são os novos vagões tratadores misturadores verticais, nova série de 2, 3,5 e 6 m³ com novo sistema de carregamento e de pesagem eletrônica. Os Vagões Forrageiros Misturadores Tratomix Vertical oferecem rapidez no carregamento, com baixa potência requerida, excelente capacidade de carga, desensilagem suave e precisa, preservação da estrutura do alimento, ótima e consistente qualidade na mistura, descarga lateral uniforme e rápida e gerenciamento total das operações.

E complementando as atividades no segmento da pecuária de corte e leite, agora a Ipacol oferece a carregadeira de rodas articulada modelo LGi 930, que apresenta segurança adicional da cabina com estrutura de proteção contra capotamento (ROPS) e ar condicionado standard, que tornam seu manuseio de materiais e trabalhos de cargas mais seguros, mais rápidos, mais precisos e lucrativos. Também oferece opcionais de acoplamento rápido exclusivos como garra para fardos, garra para madeira, caçamba, lâmina, guincho e caçamba para pedras que adicionam mais flexibilidade no trabalho, mais funções operacionais, para maior produtividade, eficiência e versatilidade de uso, para maior conforto e utilidade durante todo o ano.

GestAgro 360° é apoio de mídia do evento, e a jornalista Katia Penteado visitou a Agrishow 2022 a convite das empresas que patrocinam o pool de imprensa.