ICL e plataforma de negociação de insumos: notícias da semana

No programa Café em foco de 21 de janeiro, a jornalista Katia Penteado – editora e idealizado do portal GestAgro 360° – levou como destaques notícia da ICL sobre a criação de um hub América do Sul, e o retorno que as plataformas digitais de negociação de insumos têm dado aos produtores rurais.

Como as dificuldades dos produtores rurais brasileiros com a aquisição de insumos, em especial fertilizantes e defensivos agropecuários continuam, afetando o bolso do agropecuarista, com reflexos também na mesa do consumidor, cresce a prática de compras on-line, com o produtor brasileiro podendo falar e negociar com quem fabrica ou vende em qualquer lugar do mundo. Essas plataformas conectam produtores rurais, cooperativas, revendedores e fabricantes. Há diversas empresas atuando nesse mercado, inclusive cuidando de toda a logística e mantendo parceria com empresas de crédito para financiar as aquisições.

Já a ICL – líder global em minerais especiais com atuação nos mercados de agricultura, indústria e alimentos, com ênfase em soluções para café, feijão e algodão – definiu a América do Sul como um centro administrativo, operacional e comercial, constituindo um novo hub regional da empresa, nos mesmos moldes dos existentes na América do Norte, Europa, Ásia e Israel.

O programa Café em foco, da jornalista Valéria Vilela, é veiculado em 50 rádios, TV, sites, revista e jornais no Sul de Minas. Ele tem como pauta central informações da região e cotação do café.