Plataforma para fornecimento de insumos agropecuários: opção para driblar a escassez

Quarto maior importador de fertilizantes e defensivos agropecuários do mundo, comprando no mercado internacional cerca de 85% dos produtos utilizados, e quarto maior produtor de grãos do mundo, o Brasil está sendo afetado pela crise que atingiu os principais países produtores e exportadores desses insumos e está levando os principais países fornecedores, como a Rússia, a limitar a venda internacional de fertilizantes. Essa escassez interfere diretamente nos custos da produção, e se reflete, também, no preço do produto final, gerando mais inflação à mesa do consumidor.

Entre as alternativas existentes destacam-se as plataformas on-line de negociação de insumos, nas quais são conectados produtores rurais, revendedores e fabricantes com foco em fertilizantes e químicos. Exemplo é a Insumo Agrícola, lançada em fevereiro de 2020 e que conta com 1.200 produtores cadastrados, 350 revendedores e diversos fabricantes parceiros, tendo movimentado, em 2021, mais de R$ 35 milhões.

Na nova dinâmica, “o revendedor e as cooperativas podem utilizar a plataforma para comprar diretamente de fabricantes. Com o mesmo cadastro conseguem vender a produtores rurais de todo o Brasil. As vantagens se ampliam, também, para o fabricante, personagem que consegue aumentar suas vendas de forma segura, já que são realizadas verificações internas e análises de dados de todos os clientes da plataforma”, garante Luca Lachica, CEO da empresa, ao detalhar a forma de operacionalização: “O revendedor ou a cooperativa entra na plataforma, seleciona o produto, a forma de entrega, o tipo de embalagem, o endereço de entrega e lança o pedido. Nós recebemos a demanda e realizamos a ponte com o fabricante com a melhor qualidade e o melhor preço, recebendo orçamentos de todo o mundo, afinal a nova modalidade é aberta para fabricantes nacionais e internacionais”.

Lachica ressalta que inclusive é possível se organizar em grupos para comprar em grande quantidade, reduzindo ainda mais o valor da compra. A plataforma também reúne todos os caminhos das transações, inclusive oferecendo opções de frete: “São até cinco opções de logística, dispensando a procura por transporte. Na prática, o cliente preenche os campos, e a empresa faz o restante, simplificando a compra de insumo; é diferente do formato de compra tradicional, que precisa passar por várias etapas antes de entregar o produto solicitado e nem sempre nas condições ideais do comprador”.

Os benefícios vão além: duas empresas de crédito estão disponíveis para as negociações feitas pelo sistema, facilitando a transação principalmente para os pequenos produtores, pois dispensa a captação de empréstimos bancários, geralmente de longa duração e com prazo dilatado para liberação dos recursos. “Para o revendedor fazer todo o processo sozinho, é bem complicado ou se torna cansativo, lento e muito oneroso. Se ele encontra uma empresa que faz tudo isso integrado, além de raro, geralmente é muito caro; caso ele realize sozinho, terá de consultar seu banco para conseguir o empréstimo. Esse processo é muito burocrático e demorado. Também seria necessário consultar diversas empresas de frete e logística para encontrar o melhor preço. Seriam aí três empresas ou pessoas, pelo menos. No caso da plataforma, é apenas um único lugar”, comenta Lachica.

A Insumo Agrícola pode ser logada em desktop e deve virar app ainda neste ano.