CNMA e YAMI reuniram 3 mil participantes em edição digital e confirmam realização presencial em 2022

O 6º CNMA – Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio e o 3º YAMI – Youth Agribusiness Movement International encerraram as suas edições na última quarta-feira (27/10) reunindo mais de três mil pessoas de todo o Brasil e exterior. Os eventos, que foram realizados entre os dias 25 e 27 de outubro, em Digital Experience, elevaram os debates sobre o futuro do setor e o papel da mulher e do jovem no crescimento do agro brasileiro.

A 7ª edição do CNMA e a 4ª edição do YAMI estão confirmadas para os dias 26 e 27 de outubro de 2022, presencialmente, no Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP). No total, mais de 20 horas de conteúdo, além do espaço destinado ao “Time for a Break”, onde empresas levaram temas e cases pertinentes ao setor.

Durante o 6º CNMA, 2.500 congressistas acompanharam debates que destacaram a contribuição e a importância do papel das mulheres no crescimento do setor. Foram cinco mesas-redondas, cinco painéis, além do anúncio das vencedoras do 4º Prêmio Mulheres do Agro Bayer/ABAG, do lançamento do documentário “Quando ouvi a voz da terra” e a homenagem à embaixadora da edição, a agropecuarista Sônia Bonato.

O evento destacou em seus debates a agenda de ações das empresas ligadas ao campo voltadas ao ESG (Ambiental, Social e Governança, em português). Foram apresentados projetos em andamento e o que está em desenvolvimento visando agregação de valor ao produtor, agricultura regenerativa, tecnologia e inovação no campo, com foco na contribuição da mulher para o amadurecimento do setor.

“O agro já promove, em sua essência, ações que visam sustentabilidade ambiental, social e econômica, mas segue buscando aperfeiçoar sua forma de produção e gestão para promover cada vez mais a sustentabilidade nos negócios ligados ao campo. Pudemos confirmar isso ao longo do CNMA, com os exemplos de projetos que já estão em andamento e o importante papel da mulher nesse cenário”, destaca a show manager do evento, Carolina Gama.

O Congresso também foi palco do pré-lançamento pra o agro do documentário produzido pela pecuarista referência em bem-estar animal, Carmen Perez, que tem como proposta fornecer elementos para que as pessoas tenham mais informação da realidade do campo brasileiro. O documentário está disponível no canal do Youtube.

YAMI celebra os novos líderes do agro

A terceira edição do YAMI – Youth Agribusiness Movement International reuniu durante os três dias de conteúdo 700 jovens, que participaram do evento em busca de preparo e insights para os desafios do setor.

Ao todo, foram promovidas três mesas-redondas, com os temas digital, agregação de valor e nova liderança do agro. “Os debates evidenciaram que o jovem é o grande protagonista da nova era do agro, por conta de sua familiaridade com as novas tecnologias, proatividade e o acesso rápido às informações. A capacitação e a comunicação são ferramentas que, segundo os painelistas, auxiliam a nova geração nos desafios de desmistificar e elevar o agronegócio brasileiro no mundo”, avalia Carolina.

De acordo com os debates entre os convidados, o agronegócio precisa de uma renovação de suas lideranças, principalmente para promover a mudança de visão, ainda destorcida, do que é o setor. Esse processo de desmistificação dos negócios do campo passa pela importância da comunicação fora da porteira e pelo rejuvenescimento de quem fala pelo agro e lidera o setor.

Edição 2022

A agropecuarista Sônia Bonato será embaixadora do CNMA, em 2022, para a região Centro-Oeste. Já para o YAMI, a produtora rural e agroinfluencer Aretuza Negri, idealizadora do perfil “Ela é do agro”, será a embaixadora para a região Sudeste. Elas ganharão a companhia de outros embaixadores para as demais regiões, que serão anunciados em breve.

“Após dois anos nos reunindo virtualmente, os Congressos do ano que vem estão confirmados, em formato presencial, o que tornará a edição ainda mais especial para todos nós. Temos a certeza de que os eventos do ano que vem serão ainda mais ricos em conteúdo, networking e em experiências para as mulheres e para os jovens do agro”, finaliza Carolina.

O GestAgro 360° é parceiro de mídia dos eventos.