DESTAQUE – Trator do ano: nesta edição, deu empate nos modelos acima de 200cv

Realizado on-line, durante a Agrishou Experience, o Trator do Ano Brasil 2021/2022 premiou três diferentes categorias de potência (até 100cv, de 100 a 200cv, mais de 200cv) e escolheu o Trator do Ano na categoria Especiais. O grande Trator do Ano Brasil foi o produto melhor avaliado pela comissão técnica dentro das três primeiras categorias. O público também vota em seu grupo de tratores preferido através do site da premiação. Dessa forma, o agricultor tem a oportunidade de conhecer todos os produtos indicados e eleger a Marca mais votada.

Nesta edição, duas máquinas empataram na Categoria acima de 200cv e foram anunciadas como vencedoras: Case IH Magnum AFS Connect 400, que integra a nova geração da marca e foi lançada neste ano no Brasil, e a John Deere 9620 R, trator de alta tecnologia, focado em alto rendimento para grandes propriedades agrícolas.

Os demais vencedores foram:

  • Trator Especial do Ano: Valtra A93F (versão cabinada)
  • Categoria até 100cv (tratores pequenos): Massey Ferguson MF 4707 (versão cabinada)
  • Categoria de 100 a 200cv (tratores médios): Massey Ferguson MF 7719 Dyna-6
  • Marca mais votada pelo agricultor brasileiro: Case IH

Para chegar a esse resultado, a comissão avaliadora indicou 12 marcas de tratores fabricados ou comercializados no Brasil, o que resultou em 40 produtos concorrentes. O prêmio conta com a avaliação de professores doutores da área de mecanização agrícola de importantes universidades públicas do país. Nesta edição, na comissão estiveram os professores doutores Leonardo Monteiro, da Universidade Federal do Ceará, que nesta edição foi o coordenador Técnico; Diego Augusto Fiorese,da Universidade Federal do Mato Grosso; Tiago Francetto, da Universidade Federal de Santa Maria; Rouverson Pereira da Silva, da UNESP de Jaboticabal; e Viviane Castro dos Santos, da Universidade Federal do Ceará.

“Ser a marca de tratores agrícolas mais votada pelo agricultor brasileiro, significa muito para todo o time da Case IH. É um reconhecimento de que nossos produtos atendem as necessidades do campo. Nossa marca está em constante evolução, aliando tecnologia e inovação na nova era da agricultura digital”, afirma Eduardo Penha, diretor de marketing comercial e comunicação da Case IH para a América Latina.

Magnum AFS Connect 400 – Lançado este ano no Brasil, pela Case IH, marca da CNH Industrial, o modelo já faz parte da nova geração de produtos que possuem a agricultura digital em seu DNA, combinando tecnologia, resistência e desempenho para alta performance no campo. Todas as máquinas da linha Magnum AFS Connect são equipadas com o sistema AFS Connect embarcado de fábrica, trazendo um novo monitor AFS Pro 1200, sistema operacional com conectividade 4G, receptor AFS Vector Pro, totalmente redesenhados que permitem a visualização remota e recursos de suporte a distância.

John Deere 9620 R – O modelo é definido pela fabricante como o maior trator John Deere fabricado no mundo, constituindo-se “a combinação perfeita de potência, desempenho e inteligência. São tratores de alta tecnologia, focados em alto rendimento para grandes propriedades agrícolas, nas quais as janelas de plantio e preparo de solo são pequenas e as tarefas precisam ser feitas rapidamente, com eficiência e qualidade, muitas vezes frente a condições climáticas desfavoráveis”. O trator conta com maior potência e robustez aliadas à mais alta tecnologia e conectividade; nova e exclusiva suspensão HydraCushion, mais produtividade e conforto; transmissão inteligente e18 com Gerenciador de eficiência, mais economia e praticidade; pacote de luzes LED, com iluminação 360 grau, nntre outras características.

A93F cabinado – Fabricado pela Valtra, esse modelo é campeão no “Prêmio Trator do Ano Brasil 2021”, na categoria “Tratores Especiais”. Da Série A3F, é o mais potente do segmento de tratores estreitos com 99 cv, com o menor raio de giro, perfeito para trabalhar em ambientes estreitos, como plantios de uva, café e citrus. Com 25% mais capacidade de levante, é ideal para atuar com implementos mais pesados sem perder agilidade nas manobras. O modelo mostra que é possível, sim, unir conforto e desempenho em um único trator fruteiro.   O equipamento conta com motor AGCO Power, que proporciona uma economia de combustível de até 12% nas operações diárias. Além disso, possui quatro opções de transmissão, que fazem dele um multiuso no campo. Toda essa tecnologia é operada dentro de uma cabine com design que promove uma melhor visibilidade e um alto nível de conforto.  

MF 4707 – Esse modelo da Massey Ferguson é equipado com o motor AGCO Power de três cilindros, com potência de 75, e com sistema de gerenciamento eletrônico da injeção de combustível que promove a economia de até 10% de combustível por hectare. Para trazer ainda mais simplicidade à sua operação, o modelo conta com o reversor eletro-hidráulico PowerShuttlePower Shuttle, uma tecnologia que permite realizar a mudança frente-ré com o trator em movimento e sem usar a embreagem. A cabine possui visibilidade 360º, proporcionando conforto e segurança no trabalho.

MF 7719 – Com a transmissão Dyna-6 Power Shift, esse trator da Massey Ferguson possui 24 opções de marcha frente e ré, e motor eletrônico AGCO Power de 6 cilindros com potência de 195 cv. O modelo trabalha até 15% mais hectares/hora e apresenta 15% de economia de combustível em comparação com os modelos da mesma categoria.

O Trator do Ano é um prêmio que já é oferecido internacionalmente, e que há oito anos é organizado em paralelo com o Machine of The Year no Brasil. A premiação se preocupa e incentiva a evolução constante da tecnologia e crescimento do mercado de tratores no país, acredita no investimento em pesquisa, no crescimento constante da engenharia e das universidades focadas em mecanização. Os benefícios deste constante desenvolvimento podem ser sentidos por nossos agricultores que utilizam no campo estas crescentes inovações e que através das votações populares podem conhecer o que há de mais moderno no mercado

Fotos: Divulgação