O papel do cooperativismo mineiro na produção cafeeira e manutenção de sistema de irrigação: temas em destaque

Na data que a Organização Internacional do Café (OIC), em 2015, escolheu para comemorar o Dia Internacional do Café, a jornalista Katia Penteado, editora e idealizadora do GestAgro 360°, no Café em foco de 1º de outubro, destacou a força do Estado mineiro na produção cafeeira e o papel fundamental que o cooperativismo desempenha, afinal, de todo o café produzido no País 31,2% passaram por uma cooperativa mineira, sendo que essa representatividade sobe para 56,8% em relação ao café produzido no Estado de Minas Gerais.

Outro tema destacado tem relação com a manutenção do sistema de irrigação no cafezal, com recomendações que contribuem para melhor desempenho na produção, aumento do lucro e maior longevidade dos equipamentos, são necessários alguns cuidados, como limpeza do sistema de irrigação e verificação das condições de vazão e pressão nos diversos pontos do sistema.

O programa Café em foco, da jornalista Valéria Vilela, é veiculado em 50 rádios, TV, sites, revista e jornais no Sul de Minas. Ele tem como pauta central informações da região e cotação do café.