Desenvolvido mecanismo de ação único no controle da traça-do-tomateiro

Ohkami é o inseticida desenvolvido pela Sipcam Nichino a ser lançado em novembro, que apresentou resultados acima da média nos ensaios a campo frente à praga mais desafiadora do tomateiro: a traça-do-tomateiro (Tuta Absoluta), seu único alvo biológico no País. Patente da japonesa Nihon Nohyaku (Nichino), de acordo com a companhia, o produto recebeu registro dos órgãos oficiais.

Pesquisadores da área técnica da Sipcam Nichino reforçam que Ohkami age por contato, tem como ingrediente ativo o composto Tolfenpyrad e entregará à cadeia produtiva do tomate um mecanismo de ação inseticida único, no País, para o manejo da traça-do-tomateiro.

“Observamos, nos ensaios a campo, indicadores de controle da ordem de 100% de populações da traça-do-tomateiro, originárias de várias regiões do País”, adianta Sergio Camargo, da área de desenvolvimento de mercado da Sipcam Nichino.

“Empregado seguindo orientações técnicas, Tolfenpyrad evita o desenvolvimento de resistência cruzada por parte da praga, pois consiste num ingrediente ativo ainda não exposto nas lavouras de tomate do Brasil”, continua Camargo. Outro aspecto relevante, e que respalda a eficácia do inseticida no controle da traça-do-tomateiro, observa Camargo, é o conjunto de propriedades adulticida, lagarticida e ovicida reunidos na formulação de Ohkami.

Especialistas ressaltam que a traça-do-tomateiro ocorre durante o ano todo, sobretudo nos períodos mais secos. Fêmeas adultas depositam ovos nas folhas, hastes e nos frutos de tomate. De três a cinco dias depois, lagartas eclodem e passam a se alimentar das estruturas da planta e dos frutos. Não controlada, a praga transfere danos de 70% a 100% da produção. A praga também apresenta elevada capacidade para se multiplicar: cada fêmea é capaz de depositar, em dez dias, de 55 a 130 ovos.

Foto: Divulgação